quinta-feira, 9 de julho de 2020

Doca Pesca e Fernando Pimenta



No passado dia 22 de novembro recebemos, na Escola Secundária Diogo de Macedo, o campeão mundial de canoagem, Fernando Pimenta, uma gentileza Docapesca, parceira Escola Azul. 

Neste dia em que se comemorou o dia do nosso patrono, realizamos mais uma atividade no âmbito do projeto Escola Azul, dirigida a cerca de 60 alunos do 5º ao 12º anos. Numa primeira parte, Carla Tabaio, da Docapesca, fez uma apresentação sobre o circuito do pescado, a sua sustentabilidade e a inclusão numa alimentação saudável. Os alunos ficaram a saber mais sobre os tipos de pesca que se praticam na nossa costa, a razão por que se estabelecem regras tão rigorosas relativamente às áreas de pesca, espécies e tamanhos do pescado. De seguida, Fernando Pimenta falou sobre a sua experiência desportiva e a importância de uma alimentação saudável para um rendimento desportivo competitivo, desmistificando também a célebre frase “peixe não puxa carroça”. 
Para manter uma boa forma física, é importante dormir bem, descansar um número de horas suficiente, ter horários e ser muito disciplinado. Nunca perder o foco, foi outro dos conselhos importantes deixado pelo campeão. As desilusões e os fracassos fazem parte de um percurso e o fundamental é não nos deixarmos abater pelos momentos menos bons e persistir no esforço e nos objetivos traçados. Esta presença insere-se na Campanha de Promoção do Consumo de Carapau, uma iniciativa da Docapesca, que está a percorrer várias escolas de todo o país, com a participação de cinco campeões de modalidades náuticas. Fernando Pimenta foi vencedor da medalha de prata no evento K-2 1000m (canoagem) nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, juntamente com Emanuel Silva. Em 2018, sagrou-se campeão do mundo em K1 1000 e K1 5000m e campeão da Europa em K1 1000m. Além de Fernando Pimenta, esta iniciativa conta com a colaboração de Francisco Lufinha (kitesurf), que no dia 3 de outubro nos visitou, Hugo Vau (surf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard). No final da palestra, a Docapesca presenteou cada aluno e professores presentes com uma latinha de conserva de carapau.

0 comentários: