Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta 2015. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2015. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015

O nosso Agrupamento de Escolas está de parabéns, pois recebeu seis prémios no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia, dois Primeiros prémios e quatro Menções Honrosas. Parabéns a todos os participantes. 
A sessão de entrega de prémios, a  nível de agrupamento será divulgada em breve; a cerimónia de entrega de prémios ao nível da segunda fase, será no dia 27 de maio, na Biblioteca Municipal de Gaia.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura- fase distrital

Hoje, dia 21 de abril, os alunos do nosso agrupamento de escolas apurados para a segunda fase do CNL deslocaram-se à Biblioteca Municipal Almeida Garrett para mais uma prova de conhecimento das obras a concurso.
3º ciclo
O Rapaz dos sapatos prateados, de Álvaro Magalhães
As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain

secundário
A Montanha da água lilás, de Pepetela
O Dia antes da felicidade, de Erri de Luca 



As provas decorreram durante a manhã, no final pudemos visitar a exposição de Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo "You Love Me, You Love Me Not", que explora o tema da Felicidade. Um dos objetos que mais nos chamou a atenção foi o "Jardim de palavras".



 


Depois do almoço nos jardins do Palácio de Cristal, pudemos assistir à encenação "Adversus", onde a poesia é remédio para todas as maleitas!!!



Entretanto, foram divulgados os cinco participantes selecionados em cada escalão e realizaram-se as provas orais.

Parabéns aos nossos alunos, que participaram com muito empenho e dignidade em mais uma edição do CNL!!



segunda-feira, 20 de abril de 2015

Olimpíadas de Português 2015

Finalmente, na quarta-feira passada, realizou-se mais uma fase final das Olimpíadas de Português.
Todos os alunos do 3º ciclo do nosso agrupamento de escolas tiveram a oportunidade de provar os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa nos seus vários domínios (leitura, compreensão oral, compreensão escrita, gramática e escrita).  Podem pensar que os alunos mais velhos levam vantagem, porém, nem sempre isso acontece. Os resultados, por vezes, são surpreendentes. 

Todos os participantes estão de parabéns, os que chegaram e os que não chegaram à final.
Para o ano há mais!

Aqui ficam os vencedores deste ano

(A data da entrega de prémios será divulgada e  breve)

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Encontro com os escritor Pedro Guilherme-Moreira - parte II

O final da manhã do dia 15 de abril, ontem, foi bastante animado com a presença do autor de "A Manhã do Mundo", livro eleito como leitura do mês de abril...
Pedro Guilherme-Moreira, pela segunda vez na Diogo de Macedo, começa a tornar-se um hábito... e porque não?...
O público, alunos do 10º B e C, ficaram rendidos à provocação do texto do autor que os invocava, como se já os conhecesse há muito.

Foi, sobretudo, uma sessão de motivação, de conversa descomprometida com o escritor e onde também "A Manhã do Mundo" e as suas personagens marcaram presença.

Boas Leituras!