Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta 2018-2019. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2018-2019. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 5 de março de 2019

Olimpíadas de Português- concurso interno - 3º ciclo -resultados 1ª fase

As equipas vencedoras da 1ª fase das Olimpíadas de Português (11ª edição) realizarão a prova da 2ª fase no próximo dia 7 de março, às 11h35m, na Biblioteca da Escola Secundária à exceção dos alunos do 7º ano que farão na Biblioteca da Escola Básica.

Eis os vencedores da 1ª fase




sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Aprender com a Biblioteca

No âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca, os alunos do oitavo ano e docentes de Português e de Ciências Naturais estão a desenvolver trabalhos de leitura digital e pesquisas orientadas com recurso aos novos equipamentos das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento.

"Afinal, quem é o lobo mau?" é o título da atividade em volta do livro de Francisco J. Rodrigues "Malditos, Histórias de Homens e de Lobos" que parte desta para outras espécies em vias de extinção e  analisa a interação dos animais e dos homens.

"Do Douro Ao Mar" é o projeto que procura a consciência e a literacia dos rios e oceanos, começando pelo nosso rio Douro e o nosso Mar. Conhecer as espécies marinhas do nosso meio e conhecer aquilo que as ameaça são objetivos a atingir. Em processo está a elaboração do roteiro à visita de estudo à Estação Litoral da Aguda.






domingo, 27 de janeiro de 2019

Sensibilizar para a leitura de "Os Lusíadas"

Os alunos do 9º ano foram surpreendidos, na passada sexta-feira, dia 25 de janeiro, pela abordagem feita pelo formador Dr, Alfredo Leite, do projeto Mundo Brilhante. A intenção de despertar os alunos para a leitura da obra mais emblemática da nossa literatura foi, sem dúvida, conseguida. De forma brilhante, como aliás já é hábito, o formador captou a atenção e enfatizou a importância de sairmos da nossa zona de conforto para crescermos. Só assim será possível fazer face aos vários desafios durante a vida. Do mesmo modo, destacou a necessidade de termos vários interesses para construirmos uma identidade e personalidade que nos distinga. Ler "Os Lusíadas" será um desafio, será ler uma obra que nos identifica como um povo heroico, povo esse de que fazemos parte. E é tão importante sabermos quem fomos e quem somos...

Um muito obrigada ao Mundo Brilhante por nos ter trazido tão  bons conselhos!







Formação Pordata- Base de Dados Portugal Contemporâneo

No dia 21 de janeiro, as turmas 10ºC, 11º C e 11ºD  participaram na Formação Pordata dinamizada pela Dra. Mariana Campos,  numa parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Tratou-se de mais uma atividade onde o grande objetivo é apetrechar os nossos alunos de conhecimento, dando-lhes as ferramentas necessárias e o know how para serem pessoas bem formadas e bem informadas.
Atualmente, o conhecimento e o acesso ao mesmo é o maior bem que se pode ter e é poderosíssimo para quem o detém. Assim, nesta formação, os alunos aprenderam a tirar maior partido do site Pordata, que já conheciam e, a partir de agora, podem retirar a informação de que precisam de forma mais fácil e rápida.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar - 3º ciclo e Secundário


No dia 12 de dezembro, 38 alunos do 3º ciclo e 4 alunos do secundário participaram na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo. Os alunos leram as obras "Quero ser outro", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e "O Retorno", de Maria Dulce Cardoso, respetivamente.

Os alunos apurados e que irão representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Municipal, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, são:

  • 3º ciclo:
    • Sara Lourenço, 7ºC
    • Beatriz Guerra, 8ºC
  • Secundário:
    • Inês Moreira Vieira, 12ºB
    • Rui Urbano Neves de Moura, 11ºC

Parabéns a todos os participantes. Tiveram todos uma atitude responsável na sua prestação!!!

Boa Sorte aos que passam à fase municipal!

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Hoje comemorámos mais um Dia Internacional das Bibliotecas escolares. O propósito é sensibilizar a comunidade educativa para a importância das Bibliotecas Escolares na formação dos alunos, complementando e reforçando o trabalho das escolas.

Dinamizámos um painel onde os alunos puderam escrever a razão pela qual gostam da Biblioteca, seguindo, assim, o tema deste ano "Eu gosto da Biblioteca Escolar".






Desafiámos os alunos do Clube de Leitura a criar um MEME com o tema relacionado com a data comemorativa. Parabéns!!
O resultado foi este:








segunda-feira, 15 de outubro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 13ª edição



Está aberta a 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura

As inscrições são até 31 de outubro e as provas de seleção de dois alunos para a fase distrital serão

em dezembro. 

Consulta o REGULAMENTO

Inscreve-te!!! As obras estão selecionadas!

3º ciclo: Quero Ser Outro, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Secundário. O Retorno, de Dulce Maria Cardoso