Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta Energia com vida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Energia com vida. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de maio de 2015

Energia Com Vida- Escolas Solidárias - 5ª edição

A participação do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na 5ª edição do projeto Energia Com Vida - Escolas Solidárias-  resultou, pelo segundo ano consecutivo, na Qualificação Escola Solidária.

Os temas selecionados  foram "Pobreza e Fome" e "Diferenças", o projeto teve como objetivos sensibilizar a comunidade escolar para os problemas de pobreza no seu meio envolvente; promover ações de solidariedade e ainda integrar  alunos portadores de deficiência na comunidade escolar, auxiliando-os no seu desempenho escolar e na sua rotina diária. 

Atividades desenvolvidas

  • recolha de alimentos/ vestuário/ agasalhos;
  • Loja solidária: venda de fruta, bolos e chás ;
  •  venda de materiais produzidos no Clube de Artes, cuja receita reverteu a favor do Clube de Solidariedade;
  •   venda do Jornal Escolar, cuja receita reverteu a favor do Clube de Solidariedade;
  •  apadrinhamento dos alunos com deficiência pelos alunos das turmas onde se encontram inseridos, de modo a evitar o isolamento dos mesmos nos intervalos das aulas;
  •  Campanha de recolha de tampinhas de plástico para pagar tratamentos de menina com diagnóstico de Epilepsia Refratária;
  •  A Conferência de S. Vicente de Paulo de Sandim apoiou algumas famílias de alunos na aquisição de medicamentos; do mesmo modo a Olival Social colaborou com a escola com duas consultas e respetivos óculos para alunos do 7º ano;
  •  peditório para a APARF, atividade de âmbito nacional;
  •   visita ao centro de dia de Crestuma com a atividade “Heróis da Literatura”;
  •  festa de despedida da aluna Isabel Lino, aluna com Trissomia 21, que por ter atingido os 18 anos, está  de saída para uma instituição de apoio a pessoas com deficiência;
  •  visita a lares e centros de dia;
  •  representação de peça de teatro para Jardins de Infância. 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DA 4ª EDIÇÃO ENERGIA COM VIDA - ESCOLAS SOLIDÁRIAS


Foi no dia 3 de junho, na sede da EDP, no Porto, e a assistir os representantes de todas as escolas Qualificadas e professores e alunos das equipas das escolas Distinguidas.
Foi uma festa para todos os que se envolveram em ações solidárias, deram de si aos Outros e tornaram o Outro mais feliz!
A apresentar o evento esteve a jornalista Fernanda Freitas, estiveram também presentes os representantes da promotora do projeto - a EDP Gás, os elementos do júri e algumas figuras públicas que apadrinharam as escolas, nomeadamente a atleta Rosa Mota e o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca.
O nosso Agrupamento de Escolas lá esteve com o seu projeto. Estamos todos de parabéns!!! E para o ano, o nosso projeto vai ter mais ENERGIA!!!