Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta 2018. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2018. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar - 3º ciclo e Secundário


No dia 12 de dezembro, 38 alunos do 3º ciclo e 4 alunos do secundário participaram na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo. Os alunos leram as obras "Quero ser outro", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e "O Retorno", de Maria Dulce Cardoso, respetivamente.

Os alunos apurados e que irão representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Municipal, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, são:

  • 3º ciclo:
    • Sara Lourenço, 7ºC
    • Beatriz Guerra, 8ºC
  • Secundário:
    • Inês Moreira Vieira, 12ºB
    • Rui Urbano Neves de Moura, 11ºC

Parabéns a todos os participantes. Tiveram todos uma atitude responsável na sua prestação!!!

Boa Sorte aos que passam à fase municipal!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

70 anos sobre os Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro celebraram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Seria normal pensar que esta data devia ser apenas recordada como algo conquistado e assumido por todos, mas não é bem assim. Infelizmente,  continuamos a ver a todo o momento a quebra e a violação dos direitos mais básicos por todo o Mundo.

Na nossa escola fizemos questão de chamar a atenção de todos e de falar sobre o assunto. Os alunos do 11º A, B, C e E e o 10ºD reuniram-se na Biblioteca e fizeram um debate sobre o tão polémico "Artigo 13", votado em setembro na União Europeia que "determina que plataformas online, independentemente do tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright por parte dos utilizadores."

O assunto é polémico, atinge questões relacionadas com direitos de autor, liberdade de expressão, e justiça. Com a moderação da professora de filosofia, Adília Cardoso, os alunos apresentaram os seus argumentos a favor e contra, tendo-se feito o ponto da situação no final do debate: O "Artigo 13" tem vantagens e sentido de justiça, no entanto, atingirá a Internet tal qual a conhecemos hoje e, por isso, será necessário haver ajustes para que as desvantagens sejam menos sentidas.





segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A Visita do Sr. Engenheiro - Álvaro de Campos

Hoje acolhemos Álvaro de Campos na nossa Biblioteca. Durante 50 minutos, todos os alunos do 12º ano puderam apreciar a poesia deste heterónimo de Fernando Pessoa, dito exemplarmente por António Domingos. Muito obrigada pelo momento único que nos proporcionou!

Deixa aqui o teu comentário à sessão a que assististe. Não te esqueças de indicar o teu nome e turma.






Made with Padlet

terça-feira, 27 de novembro de 2018

A visita do Sr. Engenheiro...Álvaro de Campos

É já na segunda-feira, dia 3 de dezembro, que vamos acolher, mais uma vez, o declamador António Domingos, na sua interpretação de Álvaro de Campos. Esta atividade, dirigida aos alunos do 12º ano, encontra-se inserida no âmbito do estudo da poesia heteronímica de Fernando Pessoa. 

José Saramago: a voz e os versos - Clube de Leitura

No dia do patrono, o Clube de Leitura e o de Música, este último orientado pelo professor Manuel Castro, apresentaram poemas de José Saramago, dando a conhecer à comunidade educativa um pouco da poesia do autor homenageado. Mais conhecido pelos seus romances, nomeadamente os de leitura obrigatória no 12º ano, "Memorial do convento " e "O Ano da morte de Ricardo Reis", José Saramago também escreveu poesia e publicou "Poemas Possíveis", em 1966.

A Sandra Ferreira introduziu e os colegas Andreia Cruz, Beatriz Guerra, Carolina Moreira, Daniel Costa, Diogo Moreira, Érica Soares, Inês Matos Neves, Mª Inês Braga, Mª Beatriz Fernandes e Samuel Pedrosa   declamaram.

"Nasci numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, uma pequena povoação situada na província do Ribatejo, na margem direita do rio Almonda a uns cem quilómetros a nordeste de Lisboa. Meus pais chamavam-se José de Sousa e Maria da Piedade. José de Sousa teria sido também o meu nome se o funcionário do Registo Civil, por sua própria iniciativa, não lhe tivesse acrescentado a alcunha por que a família de meu pai era conhecida na aldeia: Saramago.

(Cabe esclarecer que saramago é uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naqueles tempos, em épocas de carência, serviam como alimento na cozinha dos pobres). 

Só aos sete anos, quando tive de apresentar na escola primária um documento de identificação, é que se veio a saber que o meu nome completo era José de Sousa Saramago… Não foi este, porém, o único problema de identidade com que fui fadado no berço. Embora tivesse vindo ao mundo no dia 16 de Novembro de 1922, os meus documentos oficiais referem que nasci dois dias depois, a 18.

(contas feitas...teria feito 96 anos há 4 dias atrás)...

Fui bom aluno na escola primária: na segunda classe já escrevia sem erros de ortografia, e a terceira e quarta classes foram feitas em um só ano. Transitei depois para o liceu, onde permaneci dois anos, com notas excelentes no primeiro, bastante menos boas no segundo, mas estimado por colegas e professores (...)

Entretanto, meus pais haviam chegado à conclusão de que, por falta de meios, não poderiam continuar a manter-me no liceu. A única alternativa que se apresentava seria entrar para uma escola de ensino profissional, e assim se fez: durante cinco anos aprendi o ofício de serralheiro mecânico.

Como não tinha livros em casa (livros meus, comprados por mim, ainda que com dinheiro emprestado por um amigo, só os pude ter aos 19 anos), foram os livros escolares de Português, que me abriram as portas para o gosto literário: ainda hoje posso recitar poesias aprendidas naquela época distante.

Terminado o curso, trabalhei durante cerca de dois anos como serralheiro mecânico numa oficina de reparação de automóveis. Também por essas alturas tinha começado a frequentar, nos períodos noturnos de funcionamento, uma biblioteca pública de Lisboa. E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou.

(é bem de ver a importância das Bibliotecas, principalmente das bibliotecas escolares!!!)

Da minha vasta obra, deixo uma colectânea poética intitulada "Os Poemas Possíveis" publicada em 1966.

É um “cheirinho” desta poesia que aqui vos deixo...

  
Processo  

A arte poética 

O Retrato de um poeta jovem 

Oceanografia

A Ti regresso, mar…

Não me peçam razões… 





Dia do Patrono

Como já é habitual, o Dia do Patrono na Biblioteca Escolar é tempo de celebrar o livro e os seus autores.
Para além da feira do Livro que coloca a nossa comunidade escolar em contacto com propostas de leitura variadas, desde os clássicos ao contemporâneos, fizemos o destaque da celebração dos 20 anos  de Prémio Nobel da Literatura de José Saramago.

A exposição "José Saramago- 20 anos de Prémio Nobel" evidenciou a vasta obra do autor e foi, ainda, o lugar de excelência para a apresentação dos trabalhos dos alunos do 9º ano a partir das fotografias de José Saramago, na disciplina de Educação Visual.

Fica o registo!

















sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Dia de S. Martinho

Em novembro, reza a lenda de um santo que ficou conhecido pela sua bondade e generosidade...








ONDA ROSA

Aqui fica o registo da nossa ação no Outubro Rosa, atividade dinamizada em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Clube de Solidariedade. 
Para culminar a sensibilização feita durante este mês, no dia 30, todos vestimos de ROSA e fizemos um laço humano um pouco "tímido", mas sentido por quem participou. 

Agradecemos a todos os que colaboraram na venda solidária de laços, t-shirts, porta-chaves e afins, que reverteu a favor da Liga.










segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ONDA ROSA



Nunca é demais ver um vídeo muito bem feito e que nos dá informações valiosíssimas!
Faz-te bem!!

ONDA ROSA

O Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo adotou a campanha Onda Rosa e deseja sensibilizar a comunidade educativa para luta contra o cancro da mama, informando e apelando à solidariedade para com as pessoas que lutam contra esta doença. Numa parceria com o PESS e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, no dia 30 de outubro, terça-feira, faremos o laço humano no campo de jogos às 10h15m. Para tal, nesse dia todos devem trazer uma peça de roupa em tons rosa.
Na biblioteca temos artigos à venda (t-shirts, potr-chaves, leços e outros). O dinheiro angariado será entregue à Liga.

Junta-te a nós e veste Rosa no dia 30!!!


domingo, 21 de outubro de 2018

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, comemorou-se mais um Dia Mundial da Alimentação. 

Não há melhor forma de comemorar esta data que sensibilizar os nossos alunos para a importância de fazer uma alimentação saudável e sustentável. 
Procurámos chegar aos mais jovens (alunos do 8º e 9º anos) através de um jogo didático construído numa parceria da Biblioteca com a equipa PESS e docentes de Ciências Naturais. 

A aplicação do jogo socorreu-se da ferramenta digital Kahoot que conquistou os alunos pela sua dinâmica. Foi, sem dúvida, um exemplo bem sucedido da utilização das tecnologias em sala de aula para efeitos de aprendizagem.

No final, ficou a mensagem de que "Nós somos o que comemos!"