Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta Dia do Patrono. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia do Patrono. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Dia do Patrono

Como já é habitual, o Dia do Patrono na Biblioteca Escolar é tempo de celebrar o livro e os seus autores.
Para além da feira do Livro que coloca a nossa comunidade escolar em contacto com propostas de leitura variadas, desde os clássicos ao contemporâneos, fizemos o destaque da celebração dos 20 anos  de Prémio Nobel da Literatura de José Saramago.

A exposição "José Saramago- 20 anos de Prémio Nobel" evidenciou a vasta obra do autor e foi, ainda, o lugar de excelência para a apresentação dos trabalhos dos alunos do 9º ano a partir das fotografias de José Saramago, na disciplina de Educação Visual.

Fica o registo!

















segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"Amor de Perdição", pelo Clube de Leitura

Estão de parabéns todas as alunas que participaram na pequena encenação que, hoje, encheu a nossa biblioteca. O seu empenho, os ensaios, as sugestões e a entrega a "esta causa dramática" traduziu-se numa bela representação que esperamos repetir em breve. Aqui fica o registo do que se passou na biblioteca, neste Dia do Patrono.












sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O CLUBE DE LEITURA APRESENTA...AMOR DE PERDIÇÃO

Na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, o Clube de Leitura apresenta uma breve representação de uma adaptação de "Amor de Perdição". APARECE NA BIBLIOTECA ÀS 10h30m!


terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dia do Patrono

No dia 23 de novembro comemoramos o Dia do nosso Patrono, Diogo de Macedo.
VISITEM-NOS!!!

Programa:
10h00
"Amor de Perdição", pelo Clube de Leitura -uma adaptação do romance;
Exposição biobibliográfica de Camilo Castelo Branco;
Feira do Livro.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia do Patrono

No dia 24 de novembro, na Biblioteca houve ambiente de festa....

Diogo de Macedo em destaque e visto pelos alunos do 9º ano, no âmbito da aula de Educação Visual.



Exposição "Sophia, uma viagem maravilhosa..."







Teatro "Sophia, uma viagem maravilhosa..."





Feira do Livro






sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Dia do Patrono

Dia 24 de novembro

Sophia, uma viagem maravilhosa...



Homenageamos Sophia de Mello Breyner Andresen através de uma exposição bibliográfica e uma peça de teatro baseada nos contos  da autora que percorrem o mundo fantástico do imaginário infantil e juvenil. O Cavaleiro da DinamarcaA Fada Oriana, A Menina do Mar, Saga e o Rapaz de Bronze encontram-se num único momento, e com a escritora...




Vários alunos do 8º e 9º anos aceitaram o desafio e, com as professoras Sofia Moraes e Rosário Meireles, no Clube de Leitura, com a colaboração do professor Miguel Andrade, de Educação Visual, prepararam esta peça que será apresentada no Dia do Patrono, a partir das 10h.
A Feira do Livro estará patente na Biblioteca Escolar até ao dia 1 de dezembro.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Comemoração dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa

Integrada na comemoração do Dia do Patrono, a equipa da Biblioteca organizou uma exposição biobibliográfica sobre Fernando Pessoa. Foi criado um ambiente pessoano com objetos alusivos à personalidade em destaque e livros do autor.
A completar a exposição, e antes da abertura da Feira do Livro, os nossos alunos declamaram, de forma bastante expressiva, poemas e versos soltos de Pessoa.
Um muito obrigada aos alunos participantes que enriqueceram este momento da exposição e não deixem de admirar as primeiras edições da Mensagem e da revista ORPHEU, nº 1 e 2 que estão expostas na Biblioteca durante os próximos dias.