Biblioteca Escolar Diogo de Macedo
"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet
Biblioteca Escolar Diogo de Macedo
"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges
O direito de ler em qualquer lugar.
in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac
L'Adieu, 1920
Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)
Mostrar mensagens com a etiqueta 2015-2016. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2015-2016. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 8 de junho de 2016
sexta-feira, 3 de junho de 2016
Entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia - 1ª fase
Hoje, na Biblioteca da Escola sede de Agrupamento, procedeu-se à entrega dos prémios do Concurso de Poesia, 1ª fase.
Entregámos cerca de 11 prémios, o que revela uma participação muito ativa neste concurso, que "testa" a sensibilidade e a capacidade de escrita dos participantes.
Parabéns a todos os que participaram e, no próximo ano, poderão tentar novamente a vossa sorte! Até lá!
Entregámos cerca de 11 prémios, o que revela uma participação muito ativa neste concurso, que "testa" a sensibilidade e a capacidade de escrita dos participantes.
Parabéns a todos os que participaram e, no próximo ano, poderão tentar novamente a vossa sorte! Até lá!
Entrega de prémios do Concurso de Poesia na Biblioteca Municipal De Gaia
Ontem, dia 2 de junho, os cinco alunos premiados do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, foram receber os seus merecidos prémios na Biblioteca Municipal de Gaia. A sessão foi presidida pelo sr. diretor da Biblioteca Municipal de Gaia e pela escola organizadora deste concurso, Escola Secundária Gaia Nascente, Oliveira do Douro, na pessoa da dra. Isabel Seca e dr. rafael Tormenta. Na mesa estiveram presentes os elementos do júri, Virgínia Monteiro e Odete Santos, a coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, dra. Maria João Castro e o sr. vereador da Cultura, dr. Delfim Sousa.
A Bárbara Pinto da Escola Básica Igreja Lavadores, a Bruna Lopes, da Escola Básica de Olival, o Rui Silva, a Cassandra Tavares e a Ana Filipa Miranda da Escola Secundária Diogo de Macedo (esta última não pôde estar presente) receberam os prémios referentes ao seu escalão e estão de parabéns por levar mais longe o nome do nosso Agrupamento de Escolas.
Foi uma tarde para celebrar a Poesia e os afectos entre as Escolas de Vila Nova de Gaia, fruto de um trabalho de parceria das Bibliotecas Escolares.
Foi uma tarde para celebrar a Poesia e os afectos entre as Escolas de Vila Nova de Gaia, fruto de um trabalho de parceria das Bibliotecas Escolares.
Muitos Parabéns!!
terça-feira, 3 de maio de 2016
Olimpíadas de Português
A terceira fase das Olimpíadas de Português decorreu no dia 21 de abril, integrada na Semana da Leitura. As três equipas concorrentes estiveram à altura do desafio de escrita que lhes foi proposto e do desafio de leitura expressiva de textos previamente selecionados.
Eis os vencedores desta edição das Olimpíadas
8º G - 1ª lugar
9º F - 2º lugar
7º H - 3º lugar
Eis os vencedores desta edição das Olimpíadas
8º G - 1ª lugar
Beatriz Brandão, nº 1
Beatriz Sousa, nº 2
Gabriela Silva, nº 12
Isabel Oliveira, nº
13
Joana
Baptista, nº 149º F - 2º lugar
Gonçalo Oliveira, nº
9
Nuno Martins, nº 21
Pedro Costa, nº 23
Pedro Teixeira, nº 24
Rúben
Amorim, nº 257º H - 3º lugar
Luana Costa, nº 12
Mª João Ferreira, nº
16
Marta Pereira, nº 17
Rui Jorge Sousa, nº 21
Sabrina Pinheiro, nº
23
Parabéns a todos os que chegaram a esta fase. Foi muito bom!!
Concurso Nacional de Leitura: fase distrital
No dia 19 de abril, os nosso alunos rumaram ao Porto para participarem na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Foi um dia divertido onde os nossos alunos puderam ver uma exposição em homenagem ao recentemente desaparecido vereador da cultura do Porto, Paulo Silva, da parte da manhã, logo após terem realizado as provas escritas. Depois do almoço nos jardins do Palácio de Cristal, deu-se um passeio e assistiu-se à prova oral dos cinco alunos eleitos de cada escalão. Antes do regresso à escola, assistiu-se a um trabalho de leitura em voz alta coordenado pela técnica de voz Teresa Lima e o encenador Daniel Gorjão.
Parabéns aos nossos alunos que participaram neste evento que contou com mais de 400 alunos de todo o distrito do Porto.!!
Parabéns aos nossos alunos que participaram neste evento que contou com mais de 400 alunos de todo o distrito do Porto.!!
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Semana da Leitura
É já na próxima semana que comemoramos a Semana da Leitura, subordinada ao tema Elos de Leitura.
Teremos várias atividades relacionadas com a leitura em todo o agrupamento. A título de exemplo e, antes de apresentarmos a programação, teremos o Dia L, os concursos de Leitura Expressiva em Português, Inglês e Francês, a final das Olimpíadas de Português, o Encontro com o poeta José Manuel Silva, Matemagicando e o clube de Leitura com "A Voz dos Poetas"... Fiquem atentos!!!
Olimpíadas de Português- 2ª Fase
E aqui estão os tão esperados resultados da 2ª fase das Olimpíadas de Português.
Parabéns a todos os participantes, pois são todos vencedores!!!
A 3ª fase realizar-se-á na Semana da Leitura, no dia 13 de abril, pelas 10h10m na biblioteca escolar Diogo de Macedo.
Parabéns a todos os participantes, pois são todos vencedores!!!
A 3ª fase realizar-se-á na Semana da Leitura, no dia 13 de abril, pelas 10h10m na biblioteca escolar Diogo de Macedo.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Concursos de Poesia Interescolas de Gaia 2016
sexta-feira, janeiro 15, 2016
2015-2016, Concursos, Concursos de Poesia Interescolas de Gaia
Sem comentários
Está aberta mais uma edição do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia.
Vê o regulamento e PARTICIPA!!
Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 15 de abril.
Fala com o teu professor de Português! também os ex alunos, os pais, avós e pessoal docente e não docente podem participar!!! O tema é livre...
Vê o regulamento e PARTICIPA!!
Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 15 de abril.
Fala com o teu professor de Português! também os ex alunos, os pais, avós e pessoal docente e não docente podem participar!!! O tema é livre...
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Dia Mundial da Alimentação
Hoje, dia 16 de outubro, a nossa biblioteca quis associar-se às comemorações do Dia Mundial da Alimentação, sensibilizando a comunidade escolar para a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.
Montámos uma exposição onde houve destaque para alimentos frescos que devemos consumir , construímos uma pirâmide alimentar em 3D e os alunos do 12º D contribuíram com trabalhos de pesquisa sobre expressões idiomáticas e provérbios em inglês, sobre a alimentação.
Três alunas do 8º H, Beatriz Araújo, Bruna Dias, Inês Ferreira, foram até à sala de professores declamar alguns poemas de autores portugueses cujo tema ia ao encontro da comemoração deste dia.
Aqui fica o registo de alguns destes momentos.

































