Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso de quadras de S. Martinho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso de quadras de S. Martinho. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Concursos Literário de Quadras de S. Martinho

Atribuímos uma Menção Honrosa à nossa aluna Isabel Lino, pelo empenho e pelo trabalho realizado.
Parabéns!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Concurso Quadras de S. Martinho

Parabéns, em geral, a todos os participantes neste Concurso... que foram muitos... e, em particular, aos vencedores das Quadras de S. Martinho.

As quadras foram criadas em contexto de sala de aula, no âmbito das aulas de Português, pelo que alguns trabalhos surgem em co-autoria.

A entrega de prémios será realizada no dia do Patrono, 22 de novembro, na Biblioteca, às 10h15m.



1º LUGAR

Já apanhei os ouriços
Para as castanhas assar,
Só me falta um bom vinho
Para as acompanhar.

As castanhas na fogueira
Estão todas a estalar,
As crianças fazem fila
Para a fogueira saltar

Mariana Moura, Rita Cruz, Pedro Pinto, 9º E



2ª LUGAR

É dia de S. martinho
Vamos todos beber vinho,
Já sinto o cheiro no ar
São castanhas a assar!

São crianças a correr
Para as castanhas comer,
O Outono é mesmo assim
Até que chega ao fim!
Rui Silva, Viviana Almeida, 7º A


3º LUGAR

No verão de S. Martinho,
Lembra-te de partilhar
Vem celebrar um bocadinho
Põe castanhas a assar.

Como reza a tradição
Festeja com animação
Que cheirinho e paladar
Das castanhas a assar!


Beatriz, Simão, 8º C

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Concurso de Quadras de S. Martinho

E porque hoje é o Dia Mundial da Alimentação, decidimos lançar o Concurso Literário de Quadras de S.Martinho...


A castanha é um alimento com grande valor nutritivo

"- Ao contrário de outros frutos secos como as nozes, amêndoas, etc., que podem conter 70% de gordura na sua constituição (embora uma gordura saudável), as castanhas contêm apenas 1% a 2% de gordura, sendo por isso muito menos calóricas do que os seus congéneres.

- Enquanto as nozes, por exemplo, têm um valor calórico aproximado de 650 cal por 100 g, as castanhas fornecem apenas 130 calorias para o mesmo peso. Isso deve-se não só ao seu baixo teor em lípidos mas também ao seu elevado teor de água que chega a ultrapassar 50% do seu peso.

- São ricas em hidratos de carbono complexos e contêm o dobro do amido da batata sendo, por esse facto, usadas nalguns países para fazer farinha que depois fabricará pão. 

- Apresentam um baixo índice glicémico, o que quer dizer que são indicadas para diabéticos e na promoção da saciedade.

- São isentas de colesterol  e também de glúten.

- São pobres em sódio e generosas em potássio, sendo indicadas para quem sofre de hipertensão arterial.

- Além de vários sais minerais, contêm vitaminas do grupo B e folatos.

- Nalguns países da Europa, Ásia e África, e devido ao conteúdo semelhante em hidratos de carbono, substituem as batatas. Embora o teor proteico seja um pouco inferior ao destas, as suas proteínas são de elevado valor biológico.

- Cem gramas de castanhas podem substituir 1 pão, 2 batatas médias ou 1 chávena de arroz ou massa cozidos, podendo por isso constituir um excelente "snack", ou acompanhamento."



(fonte Educare.pt)




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Concurso Literário de Quadras de S. Martinho



Há castanhas a estalar,

E crianças a brincar

Num outono com verão

Que aquece o coração.                       Inês Sério 9º E


Já lá vem o S. Martinho

Contando novas façanhas

Traz pão quente e bom vinho

Junto com as belas castanhas        Ana Rita Santos, 9º E


Já está aí o outono

A colheita deu bom vinho

Prepara as tuas castanhas

Vem aí o S. Martinho!                      Ana Isabel Cunha 9º E


O novembro a chegar

E o outono a espreitar

Com ele vem o S. Martinho

Não esquecendo o sol quentinho.        Ana Sousa 9º E


Vamos todos conviver

Com castanhas e vinho

É hora de rir e comer

Pois é dia de S. Martinho.                    Simão Costa, 7º C


É no verão de S. Martinho

Que se prova o novo vinho

As castanhas estão a assar

E as crianças a brincar.                       Diana Ribeiro, 9º E




Hoje vou sorrir e dançar

Pelo homem que cavalgava.

Que cavalgava contra os ventos

E que os pobres sempre ajudava.


A sua capa rasgou

E ao pobre a deu,

As nuvens afastaram-se

E o sol apareceu.


E desde então,

O S. Martinho festejamos

Com castanhas e vinho

E música que tanto gostamos.


Ah! Mas que grande festa,

Assim vale a pena sorrir

Com os meus amigos

Não vou parar de me divertir.          Joana Ferreira, 8º A

domingo, 7 de outubro de 2012

CONCURSO LITERÁRIO QUADRAS DE S. MARTINHO

No âmbito das atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, é lançado o CONCURSO LITERÁRIO DE QUADRAS DE S.MARTINHO.
Conhece o regulamento e PARTICIPA!!!