Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta clube de leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta clube de leitura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 27 de novembro de 2018

José Saramago: a voz e os versos - Clube de Leitura

No dia do patrono, o Clube de Leitura e o de Música, este último orientado pelo professor Manuel Castro, apresentaram poemas de José Saramago, dando a conhecer à comunidade educativa um pouco da poesia do autor homenageado. Mais conhecido pelos seus romances, nomeadamente os de leitura obrigatória no 12º ano, "Memorial do convento " e "O Ano da morte de Ricardo Reis", José Saramago também escreveu poesia e publicou "Poemas Possíveis", em 1966.

A Sandra Ferreira introduziu e os colegas Andreia Cruz, Beatriz Guerra, Carolina Moreira, Daniel Costa, Diogo Moreira, Érica Soares, Inês Matos Neves, Mª Inês Braga, Mª Beatriz Fernandes e Samuel Pedrosa   declamaram.

"Nasci numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, uma pequena povoação situada na província do Ribatejo, na margem direita do rio Almonda a uns cem quilómetros a nordeste de Lisboa. Meus pais chamavam-se José de Sousa e Maria da Piedade. José de Sousa teria sido também o meu nome se o funcionário do Registo Civil, por sua própria iniciativa, não lhe tivesse acrescentado a alcunha por que a família de meu pai era conhecida na aldeia: Saramago.

(Cabe esclarecer que saramago é uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naqueles tempos, em épocas de carência, serviam como alimento na cozinha dos pobres). 

Só aos sete anos, quando tive de apresentar na escola primária um documento de identificação, é que se veio a saber que o meu nome completo era José de Sousa Saramago… Não foi este, porém, o único problema de identidade com que fui fadado no berço. Embora tivesse vindo ao mundo no dia 16 de Novembro de 1922, os meus documentos oficiais referem que nasci dois dias depois, a 18.

(contas feitas...teria feito 96 anos há 4 dias atrás)...

Fui bom aluno na escola primária: na segunda classe já escrevia sem erros de ortografia, e a terceira e quarta classes foram feitas em um só ano. Transitei depois para o liceu, onde permaneci dois anos, com notas excelentes no primeiro, bastante menos boas no segundo, mas estimado por colegas e professores (...)

Entretanto, meus pais haviam chegado à conclusão de que, por falta de meios, não poderiam continuar a manter-me no liceu. A única alternativa que se apresentava seria entrar para uma escola de ensino profissional, e assim se fez: durante cinco anos aprendi o ofício de serralheiro mecânico.

Como não tinha livros em casa (livros meus, comprados por mim, ainda que com dinheiro emprestado por um amigo, só os pude ter aos 19 anos), foram os livros escolares de Português, que me abriram as portas para o gosto literário: ainda hoje posso recitar poesias aprendidas naquela época distante.

Terminado o curso, trabalhei durante cerca de dois anos como serralheiro mecânico numa oficina de reparação de automóveis. Também por essas alturas tinha começado a frequentar, nos períodos noturnos de funcionamento, uma biblioteca pública de Lisboa. E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou.

(é bem de ver a importância das Bibliotecas, principalmente das bibliotecas escolares!!!)

Da minha vasta obra, deixo uma colectânea poética intitulada "Os Poemas Possíveis" publicada em 1966.

É um “cheirinho” desta poesia que aqui vos deixo...

  
Processo  

A arte poética 

O Retrato de um poeta jovem 

Oceanografia

A Ti regresso, mar…

Não me peçam razões… 





domingo, 26 de novembro de 2017

O Clube de Leitura apresenta... Harry Potter, 20 Anos de Magia

Este ano comemora-se a primeira publicação do livro da saga "Harry Potter". Foi há 20 anos! Por isso, quisemos fazer uma pequena brincadeira a partir dos textos desse mesmo livro.  O Clube de Leitura integra, este ano, algumas alunas que já são conhecidas pelas suas participações anteriores a atividades do Cube e outras caras novas. Todos os alunos que participaram revelaram uma postura correta e um entusiasmo em toda a preparação deste momento do Dia do Patrono, abrilhantado pela colaboração dos professores Ermelinda Vieira e Miguel Andrade na preparação de adereços e cenário.
Ainda a propósito desta movimentação em torno do Harry Potter, surgiu uma originalíssima coleção de marcadores de livros (seis unidades) que pode ser adquirida na nossa biblioteca.

Está patente uma exposição temática com objetos, livros, CDs e DVDs relacionados coma obra de J.K. Rowling, alguns deles (cachecol Ravenclaw, varinhas mágicas de Germione Granger e Luna Lovegood, colares e pulseiras com símbolos variados) trazidos diretamente dos Estúdios de Harry Potter - Warner Bros. Studio Tour London, Making of Harry Potter, em Londres. Um especial obrigada a todos os que colaboraram nesta aventura.

A todos os alunos envolvidos, PARABÉNS pelo seu trabalho. Esperamos que se tenham divertido muito com esta experiência. Aos que os viram, esperamos ter despertado a curiosidade por estas leituras mágica!



















sexta-feira, 10 de março de 2017

Dia da Mulher e o Clube de Leitura

No dia 8 de março comemorou-se mais um Dia da Mulher. A nossa escola decidiu dar algum relevo a este dia tão importante convidadndo a comunidade educativa a participar num serão de poesia e de música! O Clube de Leitura uniu-se a este evento e participou com a declamação de textos alusivos ao tema:

A Inês Pereira leu "Calçada de Carriche" de António Gedeão, a Isabel Marques leu "Rústica" de Florbela Espanca; a Cristina Alves leu "Madrigal Melancólico" de Manuel Bandeira e, finalmente a Érica Soares leu "As raparigas do Norte", de Miguel Esteves Cardoso. Intercalados os textos com a música interpretada pelo Clube de Música, a noite foi agradável e sentida. Os "convidados" foram desafiados a participar com textos que eles poderiam ter selecionado ou textos originais.





quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Clube de Leitura

Estamos a preparar o novo ano letivo e queremos muito continuar a manter o Clube de Leitura cujas atividades têm tido tantos elogios por parte da comunidade educativa.

Vem fazer parte deste Clube, vais ver que te divertes e cresces como leitor e como ser pensante!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A Turma Mais Doce e o Clube de Leitura

Na próxima sexta-feira, dia 26 de fevereiro, durante a atividade promovida pela Associação de Pais, "A Turma Mais Doce", os alunos do Clube de Leitura vão, mais uma vez, apresentar uma adaptação de "Amor de Perdição" de Camilo castelo Branco. Concorram e apareçam!!!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Poesias com Natal - Clube de Leitura

No dia 16 de dezembro, o Clube de Leitura levou as Boas Festas às salas de aula, presenteando os colegas e professores com três poemas Natal Up-To-Date de David Mourão-Ferreira; Natal de Sidónio Muralha e Janeiras de Vitorino Nemésio.
Aqui ficam as fotografias  e os poemas para que os possam rever...





Natal Up-To-Date

Em vez da consoada há um baile de máscaras
Na filial do Banco erigiu-se um Presépio
Todos estes pastores são jovens tecnocratas
que usarão dominó já na próxima década
Chega o rei do petróleo a fingir de Rei Mago
Chega o rei do barulho e conserva-se mudo
enquanto se não sabe ao certo o resultado
dos que vêm sondar a reacção do público
Nas palhas do curral ocultam microfones
O lajedo em redor é de pedras da Lua
Rainhas de beleza vêm de helicóptero
e é provável até que se apresentem nuas
Eis que surge no céu a estrela prometida
Mas é para apontar mais um supermercado
onde se vende pão já transformado em cinza
para que o ritual seja muito mais rápido
Assim a noite passa E passa tão depressa
que a meia-noite em vós nem se demora um pouco
Só Jesus no entanto é que não comparece
Só Jesus afinal não quer nada convosco."
David Mourão-Ferreira


Natal
Hoje é dia de Natal.
O jornal fala dos pobres
em letras grandes e pretas,
traz versos e historietas
e desenhos bonitinhos,
e traz retratos também
dos bodos, bodos e bodos,
em casa de gente bem.
Hoje é dia de Natal.
- Mas quando será de todos?
Sidónio Muralha
Obras Completas do Poeta
Lisboa, Universitária Editora, 2002
    Janeiras
    Ó de casa, alta nobreza,
    Mandai-nos abrir a porta,
    Ponde a toalha na mesa
    Com caldo quente da horta!

    Teni, ferrinhos de prata,
    Ao toque desta sanfona!
    Trazemos ovos de prata
    Fresquinhos, prá vossa dona.

    Senhora dona de casa,
    À ilharga do seu Joaquim,
    Vermelha como uma brasa
    E alva como um jasmim!

    Vimos honrar a Jesus
    Numas palhinhas deitado:
    O candeio está sem luz
    Numa arribana de gado.

    Mas uma estrela dianteira
    Arde no céu, que regala!
    A palha ficou trigueira,
    Os pastorinhos sem fala.

    Dá-lhe calorzinho a vaca,
    O carvoeiro uma murra,
    A velha o que traz na saca,
    Seus olho mansos a burra.

    Já as janeiras vieram,
    Os Reis estão a chegar,
    Os anos amadurecem:
    Estamos para durar!

    Já lá vem Dom Melchior
    Sentado no seu camelo
    Cantar as loas de cor
    Ao cair do caramelo.

    O incenso, mirra e oiro,
    Que cheirais e luzis tanto,
    Não valeis aquele tesoiro
    Do nosso Menino santo!

    Abride a porta ao peregrino,
    Que vem de num longe, à neve,
    De ver nascer o Menino
    Nas palhinhas do preseve.

    Acabou-se esta cantiga,
    Vamos agora à chacota:
    Já enchemos a barriga,
    Sigamos nossa derrota!

    Rico vinho, santa broa
    Calça o fraco, veste os nus!
    Voltaremos a Lisboa
    Pró ano, querendo Jesus
Vitorino Nemésio

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Poesia com sabor a Natal

Na quarta-feira, dia 17, o Clube de Leitura deseja Boas Festas e vai percorrer as salas de aula, levando consigo poesia com sabor a Natal!!
Boas Festas!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"Amor de Perdição", pelo Clube de Leitura

Estão de parabéns todas as alunas que participaram na pequena encenação que, hoje, encheu a nossa biblioteca. O seu empenho, os ensaios, as sugestões e a entrega a "esta causa dramática" traduziu-se numa bela representação que esperamos repetir em breve. Aqui fica o registo do que se passou na biblioteca, neste Dia do Patrono.












sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O CLUBE DE LEITURA APRESENTA...AMOR DE PERDIÇÃO

Na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, o Clube de Leitura apresenta uma breve representação de uma adaptação de "Amor de Perdição". APARECE NA BIBLIOTECA ÀS 10h30m!


terça-feira, 29 de setembro de 2015

CLUBE DE LEITURA

Se gostas de ler, ou gostavas de ler melhor...
Se tens interesse em conhecer mais escritores e mais textos...
Se gostas de representar....
Se gostas, mas achas que não tens jeito...

ENTÃO, ISTO É PARA TI!  
CLUBE DE LEITURA!!!
Inscreve-te na biblioteca.

O clube funcionará num horário adequado aos alunos inscritos e a divulgar em breve.



quinta-feira, 7 de maio de 2015

Workshop no Teatro Nacional S. João

Já lá vai uma semana mas ainda vamos a tempo de informar os nossos seguidores que, este ano , organizámos uma visita ao Teatro Nacional de S. João, no Porto, para participar num workshop de Leituras Dramatizadas. Os eleitos para a visita do dia 29 de abril foram os alunos do Clube de Leitura e outros que participaram ativamente nas atividades da Biblioteca Escolar.

A experiência foi maravilhosa, por várias razões. Primeiro, a maior parte dos alunos nunca tinha entrado neste teatro fantástico, e foi possível visitar a magnífica sala de espetáculos. Seguidamente, para alcançar a sala onde se ia realizar o workshop, subimos a longa escadaria que permitiu observar os corredores e grandes lustres que davam um toque sofisticado ao foyer e cafetaria. Finalmente, no workshop dinamizado por dois atores, foram realizados vários jogos (de descontração, de concentração, de confiança), e, posteriormente, o texto a trabalhar... 
"O Auto da Barca do Inferno" foi o texto escolhido para este workshop, tendo sido uma primeira abordagem ao texto de Gil Vicente, que os alunos do 8º ano irão estudar no próximo ano letivo.  
O texto foi lido e interpretado por todos os alunos participantes, com cenário e acessórios improvisados.
O entusiasmo dos alunos foi muito grande, o seu comportamento exemplar pelo que a atividade se considera muito bem sucedida. 








sexta-feira, 24 de abril de 2015

Heróis da Literatura no Centro de dia de Crestuma

Para comemorar o Dia Mundial do livro (23 de abril), nada melhor do que sair dos portões da escola e mostrar à comunidade envolvente o que os nossos alunos são capazes de fazer, e muito bem...

Os Heróis da Literatura, que povoaram a biblioteca durante a Semana da Leitura, foram até ao Centro de Dia de Crestuma para falar sobre as suas personagens, algumas delas desconhecidas do público mais "experiente".

A receção foi muito acolhedora já que os utentes deste centro aguardavam, ansiosamente pela chegada dos Heróis. Os nossos Heróis receberam muitas palmas e em, forma de agradecimento, ofereceram um postal que servirá de recordação da sua passagem pela instituição.
Um agradecimento especial à dr. Paula Duarte pelo convite.