Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com escritores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro com escritores. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 17 de abril de 2018

Apresentação do livro "A Parede do Meu Quarto"- Nuno Ramada

Inserido nas atividades da Semana da Leitura, o "Encontro com o autor Nuno Ramada"  decorreu hoje na Biblioteca da Escola Secundária. Foi uma sessão recheada de diálogos e música, baseados no seu livro "A Parede do Meu Quarto".

Este livro foi construído a partir de um programa radiofónico que o autor concebeu num trabalho que fez na rádio. Os vários programas tinham uma linha comum: a personagem - um velho reformado que, isolado, falava com a parede do seu quarto. A partir daqui seguiram-se histórias, reflexões, ponderações, ... tudo o que se possa imaginar...

A leitura de excertos do livro foi feita por Nuno Ramada, acompanhado de Teresa Assunção.

O nosso Muito Obrigada pela disponibilidade de se deslocarem à Biblioteca Escolar Diogo de Macedo e por tornarem mais rica a nossa Semana da Leitura!







segunda-feira, 16 de abril de 2018

S.L. Encontro com o autor Nuno Ramada

É já amanhã que vamos receber o autor Nuno Ramada.

Na Biblioteca da Escola Secundária, às 14h20. Aparece!!



quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Encontro com o autor João Pinto Coelho

Foi na segunda-feira, dia 22 de janeiro, que recebemos na nossa escola o escritor premiado pela Leya, em 2017, com o livro "Os Loucos da Rua Mazur". 
João Pinto Coelho, arquiteto de formação e professor, veio falar-nos dos seus dois romances "Perguntem a Sarah Gross e "Os Loucos da Rua Mazur". O contexto histórico das suas obras é muito idêntico, o que revela a sua dedicação e interesse pelo tema da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente o Holocausto e a perseguição aos judeus. 
O tema não podia ser mais atual na medida em que no próximo dia 27 de janeiro se comemora mais um Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto.
Foi um prazer receber este autor e proporcionar aos nossos alunos do ensino secundário um momento que contribui certamente para a sua formação pessoal e social.
Agradecemos a presença dos representantes da Associação de Pais APEODIMA e de alguns encarregados de educação que acederam ao nosso convite.








quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Encontro com o autor João Pinto Coelho

No próximo dia 22 de janeiro de 2018, pelas 14:20h, agendámos um encontro com o autor João Pinto Coelho, recentemente galardoado com o Prémio Leya pelo seu livro "Os Loucos da Rua Mazur" e, também, finalista do Prémio Leya 2014 com o romance “Perguntem a Sarah Gross”.

Trata-se de um evento promovido pela Biblioteca Escolar que se dirige, essencialmente, ao ensino secundário e pretende proporcionar aos alunos aprendizagens diferenciadas e contribuir para a sua formação como um todo.

Venham assistir! Temos livros do autor para que possam obter o autógrafo, no final da sessão.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Encontro com o autor André Fernandes

   No passado dia 29 de novembro tivemos o privilégio da presença de André Fernandes na nossa biblioteca.
   Foi com um discurso extremamente sentido e desprendido de preconceitos que o autor abordou o tema do seu livro "Tia Guida". Um tema que, infelizmente, começa a atingir, direta ou indiretamente, todas as famílias. A sua tia, tia Guida, vítima de cancro foi acarinhada e acompanhada de muito perto pelo sobrinho e pelo marido, que acompanhou o autor até à nossa escola, nesta jornada de sofrimento, de provação mas também de muito amor. E, através da sua excelente capacidade comunicativa, André Fernandes falou a todos os vieram à biblioteca para o ouvir sobre o que realmente interessa na vida, sem “lamechices”, mas com coração.
   Os alunos do 11º ano A e B abordam o tema do Cancro na disciplina de Biologia, na perspetiva biológica e científica, e nesta sessão foi da parte humana que se falou. Estiveram ainda presentes as turmas do 11º C e D e os alunos do 10º ano de Educação Moral e Religiosa Católica e a turma A do 8º ano.
   O segundo livro de André Fernandes “25+” é muito dirigido aos mais jovens, aborda o tema do bullying e outros.
   Foi uma sessão muito rica e todos adoraram este momento!






terça-feira, 3 de maio de 2016

Semana da Leitura - Encontro com o poeta José Manuel Silva

A Semana da leitura abriu em grande, no dia 11 de abril, com o Encontro com o poeta José Manuel Silva.  
Numa conversa informal com as turmas do 10º ano foi abordado o tema da utilidade da poesia no mundo das tecnologias. O poeta convidado falou da sua paixão pela poesia e pela fotografia, que se complementam. Ainda, referiu de que modo concilia a sua atividade profissional com a paixão pela escrita. Foi um momento muito agradável e muito enriquecedor para os alunos que puderam questionar o nosso convidado sobre a subjetividade da poesia, entre outras coisas.






terça-feira, 15 de março de 2016

Encontro com a autora Mafalda Moutinho, via SKYPE

  No dia 10 de março, a turma do 8ºH teve o privilégio de dialogar com a escritora Mafalda Moutinho, autora da coleção "OS PRIMOS." 
  A distância física não foi um obstáculo para este encontro. A escritora em Milão, local onde reside, e os alunos do 8ºH em Olival, local onde estudam, estiveram em comunicação através de videoconferência.
  Foi uma experiência nova e muito engraçada. A escritora "guiou" os alunos através da sua página oficial "Os Primos", e, ao mesmo tempo, falou das suas imensas viagens e como elas inspiraram os seus livros. A turma tinha algumas perguntas para fazer à Mafalda e uma delas tinha a ver com a possibilidade de a escritora escrever um livro cuja ação se situe no Porto. A autora já pensou nessa eventualidade até porque o Porto é uma cidade com História...
  Neste mesmo dia, a professora de Português que acompanhou os alunos desta turma anunciou os vencedores do Concurso realizado internamente sobre a autora, a quem foi prometido um livro desta coleção (Pedro Mota, Isabel Marques e Margarida Pinho).
  Agradecemos a disponibilidade da autora e desejamos-lhe muito sucesso!




quinta-feira, 16 de abril de 2015

Encontro com os escritor Pedro Guilherme-Moreira - parte II

O final da manhã do dia 15 de abril, ontem, foi bastante animado com a presença do autor de "A Manhã do Mundo", livro eleito como leitura do mês de abril...
Pedro Guilherme-Moreira, pela segunda vez na Diogo de Macedo, começa a tornar-se um hábito... e porque não?...
O público, alunos do 10º B e C, ficaram rendidos à provocação do texto do autor que os invocava, como se já os conhecesse há muito.

Foi, sobretudo, uma sessão de motivação, de conversa descomprometida com o escritor e onde também "A Manhã do Mundo" e as suas personagens marcaram presença.

Boas Leituras!






segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Encontro com Pedro Guilherme-Moreira

Hoje, 2 de fevereiro, a Biblioteca Diogo de Macedo recebeu a calorosa presença do autor de "Livro sem Ninguém" e "A Manhã do Mundo". 

O primeiro título foi selecionado para leitura de carácter obrigatório na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura deste ano. De "difícil leitura", como foi referido neste encontro onde predominou o tom informal, "Livro sem Ninguém" é uma obra cheia de desafios e de onde podem surgir diferentes olhares, sensações, perceções...
(Obrigada, Abigail, Cíntia e Beatriz, em especial, pela apresentação que fizeram, pois foi a prova evidente da diversidade de interpretações do mesmo texto...)

"A Manhã do Mundo", um "page-turner", como o intitula o autor, cativa pela sensibilidade e emotividade, pelas personagens, pelo dia, pelo momento único, pelo "E se fosse eu?"...

Pedro Guilherme-Moreira encantou pela sua frontalidade, revelando o seu grande amor e dedicação pela literatura e pelo leitor. A proximidade com este é o seu maior desejo e o lema que segue..."Importemo-nos uns com os outros" .

Os alunos presentes nesta sessão (11º A, 12ª A e concorrentes do CNL) e a equipa da Biblioteca Diogo de Macedo agradecem a simpatia e disponibilidade do autor. 

A propósito desta sessão, visitar o blogue
 Ignorância


Até breve!..












quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Encontro com Escritor...

VEM CONHECER...


O escritor de "A Manhã do Mundo" e "Livro Sem Ninguém" visita a nossa escola no dia 2 de fevereiro. Se quiseres estar presente, vem saber como podes fazê-lo ,na Biblioteca.






terça-feira, 22 de abril de 2014

Encontro com o escritor... Nuno Camarneiro

Hoje, dia 22 de abril, Nuno Camarneiro esteve na nossa Biblioteca. 
A conversa partiu do seu percurso pessoal: o escritor nasceu na Figueira da Foz e sempre quis ser cientista. Desde sempre gostou de ler e de conhecer. Os livros foram um ótimo veículo para o conhecimento! A escrita veio mais tarde, depois de licenciado em Física, e surgiu como uma forma de ocupar o seu tempo e de se sentir "acompanhado" quando esteve a trabalhar fora. Fez o doutoramento em Itália. De momento, é investigador na Universidade de Aveiro, é professor na Universidade Portucalense, no Porto, e é escritor. Para conseguir trabalhar nestas diferentes áreas, precisa ser disciplinado e concentrado no trabalho. A inspiração para a sua escrita vem de tudo o que vê, ouve, lê e experiencia. Venceu o prémio Leya 2012 com o livro Debaixo de Algum Céu. Antes deste, publicou No Meu Peito Não Cabem Pássaros.

Obrigada pelas palavras e pela partilha!...






sábado, 29 de março de 2014

ENCONTRO COM O ESCRITOR NUNO CAMARNEIRO

PRÉMIO LEYA 2012
22 de abril, 14h30m

Queres estar presente?
Faz a a tua inscrição na Biblioteca...


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ENCONTRO COM MARTA NEVES

   Ontem tivemos o prazer de receber a jovem escritora Marta Neves, na nossa Biblioteca. Os alunos do 10º A, B e C que estão inscritos na disciplina de EMRC foram privilegiados com esta presença, uma vez que tiveram a oportunidade de ler excertos do seu primeiro livro "Para a Eternidade". Nele a autora aborda temas importantíssimos para a vida humana e para os jovens, nomeadamente a Amizade, o alcoolismo, a violência doméstica, o bullying... 
   A sessão foi muito ativa pois teve um pouco de tudo: conversa, leitura e jogo de perguntas e respostas que deu direito à oferta de dois livros a duas alunas que obtiveram mais pontuação nas respostas dadas.
   A escritora falou ainda do momento da sua vida em que iniciou a sua aventura pela escrita e sobre o que a inspirou. Incentivou os jovens para a escrita e apelou para a importância da leitura de bons livros e de bons autores. De entre vários títulos, sugeriu a leitura de " A rapariga que roubava livros", de Markus Zusak.

Obrigada, Marta e até breve...




quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ENCONTRO COM MARTA NEVES

A autora Marta Neves estará na nossa escola no próximo dia 3 de fevereiro, à tarde. Vai ser um prazer recebê-la na nossa Biblioteca.