Biblioteca Escolar Diogo de Macedo
"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet
Biblioteca Escolar Diogo de Macedo
"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges
O direito de ler em qualquer lugar.
in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac
L'Adieu, 1920
Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)
Mostrar mensagens com a etiqueta O Gato Malhado. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta O Gato Malhado. Mostrar todas as mensagens
domingo, 12 de novembro de 2017
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
E Jorge Amado voltou à Biblioteca
Mais um ano e a companhia de teatro ETCetera enche de boa disposição a biblioteca da nossa escola. A história de um amor impossível entre um gato e uma andorinha surpreende cada vez que Luís Trigo, no papel de sapo Cururu, de coruja, vaca mocha e pai da andorinha sinhá, e Pedro Dias, no papel de gato malhado, papagaio e mãe da andorinha, representam estas personagens. Os alunos do 8º ano ficaram encantados com a representação e disseram de sua justiça:
" No início da peça pensava que ia ser uma seca, pensava que a peça era para miúdos não da minha idade mas não, a peça é para qualquer idade...gostei bastante porque também contava uma história de amor não correspondido" João Pinto, 8º G
" No início da peça pensava que ia ser uma seca, pensava que a peça era para miúdos não da minha idade mas não, a peça é para qualquer idade...gostei bastante porque também contava uma história de amor não correspondido" João Pinto, 8º G
"Aquilo de que mais gostei foram as brincadeiras deles(atores). Incentíva-nos a ler a história devido à foram divertida que tinham para contar. No fim tiveram tempopara responder às nossas perguntas."
João Barbosa e José Pinto, 8º G
"A história é baseada num amor impossível e acho que com ela podemos aprender a não julgar "o livro pela capa" e que nem sempre a pessoa que parece ser pode não ser assim na realidade". Mariana Pinto 8º G
"Eu gostei muito da peça" José Miguel Castro 8º G
"Um,a das partes mais engraçadas foi quando começaram a cantar a música do Gato Malhado sobre a Andorinha Sinhá" Daniela Sousa e Tomás Coelho, 8º G
"Eu adorei a representação dos atores, parecia que estávamos a viver a história" Mafalda Francisca e Daniel Santos, 8º G
"Adorei a história pois retrata perfeitamente o preconceito da sociedade" Ana Filipa Almeida e Bruno Dias , 8º G
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá em BD
"O Gato Malhado e A Andorinha Sinhá" é uma obra de Jorge Amado, trabalhada nas turmas do 8º ano.
O trabalho que podem visualizar aqui foi realizado pelo Tomás Sá Guedes, do 8º E. O Tomás fez uma belíssima Banda Desenhada que está em exposição na Biblioteca, mas para os que não podem deslocar-se à Biblioteca, fica aqui o registo. Apreciem a expressividade dos desenhos e a beleza deste trabalho. Parabéns ao Tomás!
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Teatro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"
No dia 19 de novembro, a companhia de teatro ETCetera Teatro deslocou-se até à biblioteca da Escola Secundária para trazer a bela história do Gato Malhado com a Andorinha Sinhá. Uma história de um amor reprimido por uma sociedade de animais.
Na história de Jorge Amado, o preconceito acaba por vencer! É caso para parar e refletir sobre o que queremos para a nossa sociedade!
A representação foi divertidíssima, provocou nos alunos muitas gargalhadas e criou boa disposição para ouvir e chegar a algumas conclusões.
No final, aconteceu um momento de diálogo com os atores. Foi muito bom!!
Querem comentar??
















