Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta O Gato Malhado. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta O Gato Malhado. Mostrar todas as mensagens

domingo, 12 de novembro de 2017

Teatro na BE: "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

E Jorge Amado voltou à Biblioteca

Mais um ano e a companhia de teatro  ETCetera enche de boa disposição a biblioteca da nossa escola. A história de um amor impossível entre um gato e uma andorinha surpreende cada vez que Luís Trigo, no papel de sapo Cururu, de coruja, vaca mocha e pai da andorinha sinhá, e Pedro Dias, no papel de gato malhado, papagaio e mãe da andorinha, representam estas personagens. Os alunos do 8º ano ficaram encantados com a representação e disseram de sua justiça:

" No início da peça pensava que ia ser uma seca, pensava que a peça era para miúdos  não da minha idade mas não, a peça é para qualquer idade...gostei bastante porque também contava uma história de amor não correspondido"  João Pinto, 8º G

"Aquilo de que mais gostei foram as brincadeiras deles(atores). Incentíva-nos a ler a história devido à foram divertida que tinham para contar. No fim tiveram tempopara responder às nossas perguntas."
 João Barbosa e José Pinto, 8º G

"A história é baseada num amor impossível e acho que com ela podemos aprender a não julgar "o livro pela capa" e que nem sempre a pessoa que parece ser pode não ser assim na realidade". Mariana Pinto 8º G

"Eu gostei muito da peça" José Miguel Castro 8º G

"Um,a das partes mais engraçadas foi quando começaram a cantar a música do Gato Malhado sobre a Andorinha Sinhá" Daniela Sousa e Tomás Coelho, 8º G

"Eu adorei a representação dos atores, parecia que estávamos a viver a história" Mafalda Francisca e Daniel Santos, 8º G

"Adorei a história pois retrata perfeitamente o preconceito da sociedade" Ana Filipa Almeida e Bruno Dias , 8º G




sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá em BD

   "O Gato Malhado e A Andorinha Sinhá" é uma obra de Jorge Amado, trabalhada nas turmas do 8º ano.   
   O trabalho que podem visualizar aqui foi realizado pelo Tomás Sá Guedes, do 8º E. O Tomás fez uma belíssima Banda Desenhada que está em exposição na Biblioteca, mas para os que não podem deslocar-se  à Biblioteca, fica aqui o registo. Apreciem a expressividade dos desenhos e a beleza deste trabalho. Parabéns ao Tomás!



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Teatro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"

No dia 19 de novembro, a companhia de teatro ETCetera Teatro deslocou-se até à biblioteca da Escola Secundária para trazer a bela história do Gato Malhado com a Andorinha Sinhá. Uma história de um amor reprimido por uma sociedade de animais. 
Na história de Jorge Amado, o preconceito acaba por vencer! É caso para parar e refletir sobre o que queremos para a nossa sociedade!
A representação foi divertidíssima, provocou nos alunos muitas gargalhadas e  criou boa disposição para ouvir e chegar a algumas conclusões.
No final, aconteceu um momento de diálogo com os atores. Foi muito bom!!
   Querem comentar??