Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta concurso de poesia interescolas de Gaia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta concurso de poesia interescolas de Gaia. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019

Já está em marcha o Concurso de Poesia Interescolas de Gaia. Este ano os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Escolar até ao dia 15 de março.

Toda a comunidade escolar pode participar: alunos, professores,  auxiliares, pais, encarregados de educação e até avós!!!

Consulta o regulamento e mostra o teu lado mais poético!


quinta-feira, 7 de junho de 2018

Antologia do Concurso Interescolas de Gaia 2018


Read more publications on Calaméo

A Sessão de entrega de prémios na Biblioteca Municipal de Gaia foi reveladora dos talentos que o nosso concelho tem, em termos da arte poética. Dos mais pequenos aos adultos, todos contribuíram para uma sessão animada e de grande riqueza cultural.Parabéns a todos em geral e, aos nossos meninos e menina do AEDMO, um beijinho especial!


Homenagem à poetisa Virgínia Monteiro


segunda-feira, 4 de junho de 2018

Entrega de Prémios Concelhios


A entrega de prémios a nível concelhio decorrerá no próximo dia 6 de junho, pelas 14h30m, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia

domingo, 20 de maio de 2018

Antologia AEDMO do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2018


É com orgulho que aqui publicamos a antologia dos nossos pequenos grandes poetas do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo. Apreciem! 

Parabéns a todos os participantes!!!


quinta-feira, 17 de maio de 2018

Concurso de Poesia Interescolas de gaia 2018




Os resultados do Concurso Interescolas de Gaia, projeto concelhio organizado pela Escolas Secundária Gaia Nascente, em parceria com a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, estão aqui divulgados.

Damos os parabéns a todos os que participaram neste concurso, dando asas à sua imaginação e à sua criatividade e, em especial, aos alunos cujos trabalhos foram reconhecidos a nível concelhio. 

Os prémios a nível de Escola serão entregues em data a definir.
Os prémios a nível concelhio serão entregues na Biblioteca Municipal de Gaia no dia 6 de Junho, às 14h30.





sexta-feira, 9 de junho de 2017

Entrega de prémios Concurso de Poesia 2017

Na passada quarta-feira, dia 7 de junho, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia (fase concelhia), na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.
Foi com agrado que os três premiados do nosso agrupamento de escolas receberam o seu prémio e leram o seu poema. Foi uma cerimónia que contou com uma mesa constituída pelo júri desta fase do concurso, a representante da Biblioteca municipal de V.N.Gaia, a coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares de Gaia, Mª João castro, e, da escola secundária Gaia Nascente (organizadora deste concurso) o diretor do agrupamento, os professores Isabel Seca e Rafael Tormenta.

Parabéns ao João Pedro Silva do 4º ano da EB1 de Igreja e Lavadores, à Érica Soares do 9º E e à professora Mª José Moura de Castro








segunda-feira, 22 de maio de 2017

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017



Aqui estão os tão aguardados resultados do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia, fase de agrupamento e fase concelhia.




Parabéns a todos os participantes pela coragem de partilhar os seus textos poéticos e continuem a escrever...
Aos vencedores, fica a informação que a entrega de prémios acontecerá em duas fases

2 de junho (inserida na atividade "Mostra de Talentos") prémios a nível de agrupamento

7 de junho (Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia) prémio a nível concelhio.

Leiam aqui os poemas vencedores






Concurso De Poesia Interescolas De Gaia AEDMO 2017




segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2016-2017



 Está aberta mais uma edição do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia. Até ao dia 10 de março podes entregar o(s) teu(s) trabalho(s) a concurso. se tens gosto pela escrita, gosto pela poesia. 
Se, em tua casa, o teu pai, mãe, avó ou avô, ou o teu encarregado de educação tem jeito para escrever versos, desafia-o(a) a concorrer...

Ficamos à tua espera. Consulta o  regulamento AQUI

Podes ainda visitar os site Poesia em Gaia e consultar as publicações dos anos anteriores!!

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Entrega de prémios do Concurso de Poesia na Biblioteca Municipal De Gaia

Ontem, dia 2 de junho, os cinco alunos premiados do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, foram receber os seus merecidos prémios na Biblioteca Municipal de Gaia. A sessão foi presidida pelo sr. diretor da Biblioteca Municipal de Gaia e pela escola organizadora deste concurso, Escola Secundária Gaia Nascente, Oliveira do Douro,  na pessoa da dra. Isabel Seca e dr. rafael Tormenta. Na mesa estiveram presentes os elementos do júri, Virgínia Monteiro e Odete Santos, a coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, dra. Maria João Castro e o sr. vereador da Cultura, dr. Delfim Sousa.

A Bárbara Pinto da Escola Básica Igreja Lavadores, a Bruna Lopes, da Escola Básica de Olival, o Rui Silva, a Cassandra Tavares e a Ana Filipa Miranda da Escola Secundária Diogo de Macedo (esta última não pôde estar presente) receberam os prémios referentes ao seu escalão e estão de parabéns por levar mais longe o nome do nosso Agrupamento de Escolas.
Foi uma tarde para celebrar a Poesia e os afectos entre as Escolas de Vila Nova de Gaia, fruto de um trabalho de parceria das Bibliotecas Escolares.

Muitos Parabéns!!











quinta-feira, 7 de maio de 2015

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015

O nosso Agrupamento de Escolas está de parabéns, pois recebeu seis prémios no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia, dois Primeiros prémios e quatro Menções Honrosas. Parabéns a todos os participantes. 
A sessão de entrega de prémios, a  nível de agrupamento será divulgada em breve; a cerimónia de entrega de prémios ao nível da segunda fase, será no dia 27 de maio, na Biblioteca Municipal de Gaia.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE GAIA

A cerimónia da entrega dos prémios do concurso de poesia teve lugar ontem, dia 28 de maio, na Biblioteca Municipal de Gaia. As nossa alunas premiadas, Adriana Oliveira e Ana Filipa Miranda não puderam estar presentes, por motivos de ordem pessoal, mas em sua representação esteve a professora bibliotecária que partilhou, com os restantes premiados e com o público presente, os poemas das nossas alunas. Parabéns!

Foi uma tarde cheia de poesia e de alegria!

Aqui fica antologia dos poemas premiados nesta segunda fase do Concursos





Fotografias cedidas pela BMVNG

terça-feira, 6 de maio de 2014

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2014

CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE GAIA 2014

PREMIADOS

1º Prémio  DUPLO - Concurso a nível de Escola e a nível de Escolas de Gaia
Adriana Gomes Oliveira, 9ºA
Escalão: E

As Cores do arco-íris

O meu sonho era poder sentir as cores do arco-íris,
Guardá-las no meu coração e viver a sensação!

O vermelho é a cor do fogo, do poder e da paixão.
Cheira a morango e dá asas à imaginação!

O laranja é uma cor quente que dá alegria e vitalidade.
É saboroso como a tangerina e dá-nos felicidade!

O amarelo faz lembrar as estrelas e o sol.
Traz bem-estar e é da cor do girassol!

O verde é a cor da saúde, liberdade e esperança.
É alegre como o sorriso de uma criança!

O azul lembra o céu, o infinito, o mar.
Traz harmonia para nos tranquilizar!

O roxo é uma cor mágica e misteriosa.
Tem sabor a uva e é deliciosa!

Ah! Como é lindo o arco-íris!
Tem cheiro, sabor e faz-me sentir bem!
Quem me dera poder voar, trazê-lo para casa comigo,
Para partilhar com um grande amigo!





1º Prémio  DUPLO - Concurso a nível de Escola e a nível de Escolas de Gaia
Ana Filipa Miranda, 10º B
Escalão G

Sinais de Amor

Sinto-me perdida
Não sei o que isto é,
Falo com muita gente
Ninguém me diz o que é.

Comecei por sorrir sozinha
Não sei por que razão,
Pareço uma tontinha
Com um aperto no coração.

Tudo o que faço
É com grande euforia
Próprio de uma adolescente
Com grande rebeldia.

Perguntei ao meu pai
Se era paixão,
Ele sorriu
E disse que não.

Expliquei à minha mãe
Esta confusão,
Ela sorriu
E pegou-me na mão.

Sem resposta eu fiquei,
Mas de uma coisa estou certa
Amor ou Paixão
É pela pessoa certa!





Menção Honrosa - Concurso a nível de Escola
Domingos Morais, 11º D
Escalão G

Recado

Beija-flor, leva-me um recado
Para minha deusa querida
Pois eu quero-a ao meu lado
Para toda a minha vida.

As saudades são demais
A distância faz-me sofrer
Não consigo viver mais
Longe do meu bem-querer.

Bate as asas, beija-flor
Beija-flor, voa ligeiro!
Vai beijar o meu amor
Diz-lhe que inda estou solteiro.

Se ela gosta de mim
Que venha logo, por favor!
Não demore tanto assim
Senão morro de amor.




PARABÉNS A TODOS!!!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE GAIA

1ª FASE - A NÍVEL DE ESCOLA
PREMIADOS

Escalão E

1º prémio - Adriana Oliveira, 8º A  poema "A Princesa Algodão-Doce e o Gigante"

Menção Honrosa - Joana Ferreira , 8º A; poema "A Varinha de Condão"

Escalão G

1º prémio - Ana Catarina Freitas, 10º C; poema "O baloiço"


2ª FASE  - INTERESCOLAS VILA NOVA DE GAIA
PREMIADOS





Podem consultar a antologia dos trabalhos concorrentes e premiados neste concurso.
Parabéns a todos os participantes!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE GAIA -2012

Foi no passado dia 31 de maio que se realizou a cerimónia da entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia - 2012, no pequeno auditório da biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. As nossas alunas Ângela Costa, 11º A, e Rosa Azevedo, 12º A, receberam o seu prémio relativo ao escalão G e H, respetivamente. Mais uma vez, na mesa, estiveram presentes os elementos do júri, as poetisas Maria Virgínia Monteiro e Odete Boaventura, a diretora da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, Dra. Cristina Margaride, e a Dra. Isabel Seca, professora Bibliotecária da Escola organizadora do Concurso (escola ES/3  Oliveira do Douro).
Foi com enorme prazer que assistimos à entrega de prémios a concorrentes de todas as idades e de variadíssimas escolas do Concelho de Gaia. Como dizia um dos elementos do júri, "Este concurso é a festa da Poesia", e como tal deve continuar. 
Parabéns às nossa poetisas que levam o nome da nossa escola ao domínio público, pelos melhores motivos!
Até ao próximo ano!!!




segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE GAIA

O Concurso de Poesia Interescolar de Vila Nova de Gaia 2012 teve duas fases. A primeira decorreu a nível de escola e o júri atribuíu os seguintes prémios


Escalão E - 3º Ciclo
1º prémio
Poema: Julieta e a Borboleta Violeta - Adriana Gomes Oliveira, 7º D

2º prémio
Poema: A flor que nasceu no Inverno  - Cíntia Catarina Pereira, 9º D

3º prémio
Poema: A Vida a Sonhar -  Jorge Miguel Silva, 7º A


Escalão F – 3º ciclo grupo de alunos
Poema: As Sorridentes - Cíntia Pereira, Ana Freitas, Cristiana martins, Inês tavares, Joana Santos, 9º D


Escalão G – 10 /11º anos
1º prémio
Poema: O poeta -Ângela Ribas da Costa, 11º A

 Escalão H – 12º ano
1º Prémio
Poema: Sonho Encoberto - Rosa Sofia Azevedo, 12º A

2º Prémio
Poema: Pessoa vs Caeiro – Elma Ticiana Pereira

Aqui podem apreciar os poemas eleitos. Parabéns a todos!!!





Na segunda fase do Concurso, a nível das escolas de Vila Nova de Gaia, o júri premiou duas das nossas alunas:

Escalão G – 10 /11º anos
1º prémio
Poema: O poeta -Ângela Ribas da Costa, 11º A

Escalão H – 12º ano
Menção Honrosa
Poema: Sonho Encoberto -Rosa Sofia Azevedo, 12º A

Parabéns!!!..

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Concurso de Poesia 2011 - Entrega de prémios

A entrega de prémios do Concurso de Poesia 2011 teve lugar na Biblioteca, hoje, dia 9 de Junho. Na primeira parte da sessão os alunos do 7º C fizeram a apresentação de uma peça de teatro "Leandro, rei da Helíria", de Alice Vieira, no âmbito das actividades do Plano Nacional de Leitura. Aqui ficam as fotos.
Os poemas premiados podem ser apreciados neste blog numa postagem anterior.




quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrega de prémios do Auditório Municipal de Vlia Nova de Gaia









No dia vinte e cinco de Maio, pelas 14h30m, decorreu a sessão de entrega de prémios do Concurso Inter-Escolas de Gaia 2011, cuja organização esteve a cargo da Escola Secundária de Oliveira do Douro. A nossa escola esteve representada pela aluna Rosa Sofia Azevedo, do 11º A, que recebeu uma Menção Honrosa, no seu escalão, com o poema "Revolucionar a Tecnologia"( o poema pode ser lido a postagem anterior deste blog-Premiados do Concurso de Poesia). Neste Concurso de Poesia, pela primeira vez, participaram todas as escolas do Concelho de Vila Nova de Gaia, pelo que a equipa organizadora está de parabéns, assim como todos os concorrentes, que se portaram "à altura".

Na mesa, da direita para a esquerda, a dra. Isabel Seca e dr. Rafael Tormenta (Escola Secundária Oliveira do Douro), dra. Cristina Margaride (directora da Biblioteca Municipal de Gaia); dr. Adalmiro Fonseca (director da Escola Secundária Oliveira do Douro); poetisa Maria Virgínia; poetisa Odete Boaventura (elementos do júri do concurso).






Um beijinho especial à nossa aluna , está claro....