Biblioteca Escolar Diogo de Macedo
"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet
Biblioteca Escolar Diogo de Macedo
"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges
O direito de ler em qualquer lugar.
in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac
L'Adieu, 1920
Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)
Mostrar mensagens com a etiqueta teatro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta teatro. Mostrar todas as mensagens
domingo, 12 de novembro de 2017
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Teatro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"
No dia 19 de novembro, a companhia de teatro ETCetera Teatro deslocou-se até à biblioteca da Escola Secundária para trazer a bela história do Gato Malhado com a Andorinha Sinhá. Uma história de um amor reprimido por uma sociedade de animais.
Na história de Jorge Amado, o preconceito acaba por vencer! É caso para parar e refletir sobre o que queremos para a nossa sociedade!
A representação foi divertidíssima, provocou nos alunos muitas gargalhadas e criou boa disposição para ouvir e chegar a algumas conclusões.
No final, aconteceu um momento de diálogo com os atores. Foi muito bom!!
Querem comentar??
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Teatro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"
Hoje foi dia de teatro na Biblioteca Escolar Diogo de Macedo. A companhia ETC, deslocou-se, mais uma vez, à nossa escola para deliciar os alunos do 8º ano com a adaptação ao teatro do texto de Jorge Amado. "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" está a ser lido e analisado por estes alunos nas aulas de Português, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Obrigada, Pedro Dias e Luís Trigo, pelos bons momentos nesta manhã cinzenta!...
segunda-feira, 29 de abril de 2013
SEMANA DA LEITURA - Teatro "O Principezinho"
Atividade desenvolvida em articulação com os docentes de Português, do 8º ano, no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL).
“O Principezinho” na Biblioteca
Escolar
No dia 15 de abril, as turmas do
8º ano assistiram à peça “O Principezinho”, pela companhia de Teatro ET7RA, na
biblioteca da escola. Esta peça foi inspirada no conhecido livro com o mesmo
título, de Antoine Saint-Exupéry.
A peça foi representada por uma
dupla de atores, Nuno Martins e Luís Trigo, que desempenharam de forma dinâmica
e expressiva, vários papéis. O protagonista, o principezinho, foi apresentado
de um modo original através de um boneco manipulado pelo ator que lhe dava voz
e movimento. O cenário foi deixado à imaginação do público, havendo apenas
alguns objetos cénicos. Contudo, foi fácil imaginar as situações através dos
diálogos e da interação entre as personagens.
Por outro lado, a mensagem da
peça “O essencial é invisível aos olhos”
deixou-nos a pensar, pois apercebemo-nos de que existem coisas mais importantes
do que as aparências, tais como a amizade e o amor. No final da representação,
os alunos puderam colocar algumas questões aos atores, que foram esclarecidas
com sinceridade e até com sentido de humor. Assim, aprendemos mais sobre o
trabalho destes profissionais.
Por fim, achamos que atividades
destas podem alargar os nossos horizontes, não só porque raramente temos a
oportunidade de ir ao teatro, como também porque ficamos a conhecer outra área
vocacional. Por isso, obrigado e voltem sempre!
composição coletiva do 8º C
sexta-feira, 12 de abril de 2013
SEMANA DA LEITURA - TEATRO "SAGA", de Sophia de Mello Breyner Andresen
As alunas que frequentam o Ateliê de Leitura quiseram participar nas atividades da Semana da Leitura e, tendo feito a leitura do conto "Saga" que se encontra no livro Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen , decidiram preparar a representação deste conto. Neste curto espetáculo, apresentado às turmas do 7º ano na Biblioteca Escolar, participaram ativamente as alunas Helena Patrícia, Ana Oliveira e Bruna Almeida, do 7º E e Catarina e Alice do 7º D.
Parabéns às jovens atrizes...
O conto retrata a vida de um jovem que tem um sonho: o de ser marinheiro, no entanto a sua concretização levou-o a fazer opções que o marcaram muito...
Aqui ficam os registos deste momento teatral...

















