Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta 20 anos RBE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 20 anos RBE. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

20 Anos da RBE



As Bibliotecas Escolares estão de parabéns!! Este ano comemoram-se os 20 anos de existência da Rede de Bibliotecas Escolares que deu início à criação, manutenção e apetrechamento de inúmeras Bibliotecas Escolares. 
De há vinte anos para cá, muita coisa mudou nas nossas escolas e nas bibliotecas, em particular. Os alunos que frequentam hoje as escolas não têm a imagem das bibliotecas com armários com livros  fechados à chave, não se lembram de uma biblioteca sem computadores e sem acesso à internet ... eventualmente, haveria uma televisão com leitor VHS...
Sim, as Bibliotecas Escolares cresceram e encheram-se de recursos muito variados e muito úteis, as Bibliotecas Escolares ganharam nova dinâmica e, junto com os currículos das várias disciplinas ,trabalham as literacias. 
Sim, as Bibliotecas Escolares prestam um serviço fundamental nas escolas...

No dia 14 de outubro realizou-se o Fórum 20 anos RBE, na Fundação Calouste Gulbenkian. Na presença de diversas individualidades, nomeadamente o sr. Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, debateu-se a importância do trabalho dos bibliotecários e discutiu-se o futuro das Bibliotecas.