Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro Nacional S. João. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro Nacional S. João. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Visita guiada ao Teatro Nacional S. João

   No dia 25 de maio, a Biblioteca Escolar organizou uma visita guiada ao Teatro Nacional S. João para premiar as alunas que, durante este ano letivo, tiveram uma prestação muito boa no Clube de Leitura. Elas estiveram sempre disponíveis para trabalhar os textos selecionados e para realizarem as representações públicas necessárias.
  Decidimos incluir os alunos vencedores das Olimpíadas de Português e aqueles que obtiveram um prémio nos Concursos de Leitura Expressiva que decorreram na Semana da leitura.

   A visita foi muito enriquecedora. Foi possível visitar a maravilhosa sala de espetáculos onde a Dra. Rosalina, a nossa guia, nos falou sobre o "Real Teatro S. João" que existiu no local onde este Teatro se encontra e  que foi destruído num incêndio. Este edifício foi (re)construído por volta de  1910 pelo arquiteto Marques da Silva, cuja assinatura está do lado esquerdo da fachada do edifício. Visitámos os camarins, o fosso da orquestra, o subpalco e, no final, o salão nobre. Tudo nos foi explicado relativamente ao funcionamento do teatro. Na fachada podem observar-se quatro figuras alegóricas datadas de 1915 (Bondade, Dor, Amor e Ódio) da autoria do nosso patrono Diogo de Macedo!

   O Teatro Nacional de S. João tem uma equipa que coordena as atividades deste teatro, mas também do Teatro Carlos Alberto e do Mosteiro de S. Bento da Vitória. 90 pessoas a cuidar destes três espaços, é obra!!!











































quinta-feira, 7 de maio de 2015

Workshop no Teatro Nacional S. João

Já lá vai uma semana mas ainda vamos a tempo de informar os nossos seguidores que, este ano , organizámos uma visita ao Teatro Nacional de S. João, no Porto, para participar num workshop de Leituras Dramatizadas. Os eleitos para a visita do dia 29 de abril foram os alunos do Clube de Leitura e outros que participaram ativamente nas atividades da Biblioteca Escolar.

A experiência foi maravilhosa, por várias razões. Primeiro, a maior parte dos alunos nunca tinha entrado neste teatro fantástico, e foi possível visitar a magnífica sala de espetáculos. Seguidamente, para alcançar a sala onde se ia realizar o workshop, subimos a longa escadaria que permitiu observar os corredores e grandes lustres que davam um toque sofisticado ao foyer e cafetaria. Finalmente, no workshop dinamizado por dois atores, foram realizados vários jogos (de descontração, de concentração, de confiança), e, posteriormente, o texto a trabalhar... 
"O Auto da Barca do Inferno" foi o texto escolhido para este workshop, tendo sido uma primeira abordagem ao texto de Gil Vicente, que os alunos do 8º ano irão estudar no próximo ano letivo.  
O texto foi lido e interpretado por todos os alunos participantes, com cenário e acessórios improvisados.
O entusiasmo dos alunos foi muito grande, o seu comportamento exemplar pelo que a atividade se considera muito bem sucedida.