segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Escola Azul - Lufinha School Tour

No dia 3 de outubro, quinta-feira, pelas 14h15m, alunos dos 7º e 9º anos tiveram a oportunidade de conhecer Francisco Lufinha, atleta de kitesurf. 

Foi no Centro Social e Cultural de Olival que Francisco Lufinha se apresentou aos alunos e falou da sua experiência no mar e no seu record de 1646 Km ligando os Açores ao continente em kitesurf (ver AQUI).

Aproveitou para falar sobre a conservação dos oceanos, um assunto que nos é muito querido por sermos ESCOLA AZUL!. 
Adorámos esta visita, apoiada pela Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa.

Obrigada, Francisco, e muito SUCESSO!!!

Leiam a notícia da Beatriz Guerra e fiquem a saber mais sobre Francisco Lufinha!!

Lufinha School Tour, um exemplo de coragem e determinação!
Escola Azul

   No passado dia 3 de outubro, alunos do 7º e do 9º ano foram assistir a uma palestra dada pelo kitesurfer Francisco Lufinha, no auditório do Centro Cultural e Social de Olival, sobre a importância do oceano nas nossas vidas.
   Francisco Lufinha é um kitesurfer extremo, que tem apenas 36 anos e já conquistou alguns recordes mundiais: conseguiu completar os 564 quilómetros que separam o Porto de Lagos em 29 horas, e trouxe para casa o recorde mundial masculino da maior viagem de kitesurf sem paragens, em 2013. Um ano mais tarde, em 2014, repete o desafio, desta vez entre o ponto mais a sul do território português, as ilhas Selvagens, e a cidade do Funchal, no arquipélago da Madeira, 306 quilómetros em 12 horas. Em 2015, bate o próprio recorde do Guinness e em 48 horas percorreu 874 quilómetros, na ligação entre Lisboa e a ilha da Madeira. Em 2017, Francisco Lufinha fixou um novo recorde mundial da maior viagem de kitesurf em dupla ao percorrer 1646 quilómetros juntamente com a alemã Anke Brandt, recordista mundial feminina, numa odisseia que teve início no dia 4 de setembro, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e que terminou dez dias depois em Oeiras.
   No início da sessão, ele começou por apresentar o material necessário para a prática da modalidade kitesurf e por contar as suas aventuras enquanto desportista. Contou que as suas conquistas não “caíram do céu” e que tem de se preparar muito bem para qualquer que seja o desafio, o que exige dele uma dedicação e sacrifícios de vária ordem.
   Depois, à medida que interagia com o público, Francisco ia mostrando a importância do mar e da necessidade urgente de redução do plástico que nele se encontra. Afirmou que a maioria da nossa comida vinha do mar que, neste momento, está repleto de macro e microplásticos; quando os peixes ingerem microplásticos e são consumidos pelo Homem, a probabilidade de também este último ingerir plástico é bastante grande! Para contornar este problema, Lufinha deu várias dicas, entre elas, sugeriu que trocássemos as garrafas de plástico descartáveis por garrafas mais resistentes e duradouras
   No final, o público foi também desafiado a fazer um exercício de “chuva de ideias” relacionada com a palavra “mar”. A maioria dos alunos tinha ideias semelhantes e todos concordaram quando uma aluna sugeriu “tranquilidade”.
O kitesurfer mostrou à audiência um vídeo motivador no qual explicava como se tornou o primeiro homem a ligar Portugal por mar e contou que o seu sonho é unir o mundo todo por mar. Esse será, claro está, um projeto para mais tarde devido à sua dimensidão.
Com esta palestra, os alunos aprenderam várias coisas sobre o mar e foram sensibilizados para fazer algo pelo seu futuro - mesmo que comece por algo tão simples como deixar de usar garrafas de plástico descartável.

Beatriz Guerra

9º C



































0 comentários: