Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal


A próxima fase decorre no dia 10 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.

Obras a concurso 

 1.º Ciclo - Sophia, a menina da Terra e do Mar, Adélia Carvalho, Tcharan 

 2.º Ciclo – Três histórias do Futuro, Luísa Ducla Soares, Porto Editora

 3.º Ciclo – Às dez a porta fecha. Alice Vieira, Editorial Caminho

 Secundário- Novos Contos da Montanha, Miguel Torga, Editora Dom Quixote


Consulta AQUI o regulamento da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - fase escolar-vencedores


Concurso Nacional de Leitura 2019-2020

Fase Escolar

Os alunos apurados na 1ª fase e que irão representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Municipal, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, são:

1º ciclo:                                                                
Mariana Pereira - EB de Igreja 2
Sara Silva - EB de Sá

2º ciclo:
Ana Azevedo, 6ºH
Duarte Ferreira, 6ºE

3º ciclo:
Lara Gomes, 9ºA
Ana Raquel Lourenço, 9ºC

Secundário:
Mª João Pereira, 10ºA
Xavier Mota, 10ºA




A 2ª fase decorre, em data a anunciar, em fevereiro de 2020.
As obras serão divulgadas muito em breve!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro, comemorou-se na Biblioteca Escolar mais um dia Internacional dos Direitos Humanos.

As alunas do 11ºC  realizaram

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Novembro Azul

O mês de novembro é dedicado à prevenção do cancro no homem e também à prevenção da Diabetes. Neste cartaz, acedendo aos códigos QR, podes obter mais informações sobre estes assuntos.

Ler códigos QR em 3 passos

Passo 1: instala no teu telemóvel ou tablet a aplicação QRcode reader ou leitor de códigos QR (gratuito na App store ou Play store);

Passo 2: abre a aplicação e faz a leitura do código;

Passo 3: Abre a hiperligação e acede à informação.

Bem informado, bem de saúde!




terça-feira, 12 de novembro de 2019

Apanhar Solixo - 16 novembro

Informa-se que a atividade "Apanhar Solixo" se irá realizar no próximo sábado, dia 16 de novembro, pelas 9h30 da manhã, dado que se reúnem as condições meteorológicas favoráveis. 

Agradece-se que, para efeitos de organização, os alunos reportem, até quinta-feira, aos respetivos Diretores de Turma  a intenção de participar na atividade em Arnelas ou Crestuma.


segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Hora do Conto Fantástico - "A Cafeteira" de Théophile Gautier.

A Hora do Conto Fantástico teve lugar no dia 31 de outubro. Envolveu as turmas do 9º C, turma dinamizadora, orientada pela equipa da Biblioteca Escolar da escola secundária, e as turmas 10º B e 12º D. 
O texto escolhido foi "A Cafeteira", uma versão da "La cafetière"de Théophile Gautier. A leitura do conto feita a três vozes foi enriquecida pelo ambiente criado pela decoração, figurinos e pelos sons rigorosamente selecionados!







Onda Rosa - 30 de outubro

No dia 30 de outubro, a equipa da Promoção e Educação para a Saúde (PES), em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, associou-se ao movimento conhecido como “Onda Rosa", que celebra anualmente esta data com o objetivo de sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. 
Para além da distribuição de folhetos e da venda de alguns produtos que revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nossa parceira nesta atividade, reunimos a comunidade escolar das Escolas Básica e Secundária para, na impossibilidade de fazermos um Laço Humano gigante, devido à chuva, assinalarmos a data em tons rosa!

  Vestidos com uma peça cor-de-rosa mergulhamos nesta onda!









Teatro "O Gato malhado e a Andorinha Sinhá"

No dia 30 de outubro, o teatro chegou à biblioteca da Escola Secundária! 

A companhia de Teatro ETCetera trouxe aos alunos do 8º ano o belíssimo texto de Jorge Amado "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". 
Esta obra é estudada no âmbito da disciplina de Português e conta uma bela história de Amor onde os valores como a tolerância, a igualdade e a amizade estão bem presentes.

Foi um momento caracterizado pela boa disposição e pela aprendizagem. Para os que já leram a obra, foi um momento de consolidação de conhecimentos; para os que ainda não leram a obra, foi uma forma de motivação para a leitura.






Sessões de Formação Pordata

No dia 29 de outubro, recebemos a Dra Mariana Campos da Fundação Francisco Manuel dos Santos que, numa parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, fez formação aos nossos alunos do ensino secundário sobre o portal Pordata. 

O objetivo foi dotar os nossos alunos de mecanismos que lhes permitam tirar o melhor partido da informação contida neste site que constitui uma Base de Dados de referência. 

Pordata, um site de referência

Pordata Kids, um site de referência para os mais novos




Dia Internacional das Bibliotecas escolares - 28 de outubro

No dia 28 de outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, foram dinamizadas atividades nas bibliotecas escolares do agrupamento para os alunos de diferentes anos de escolaridade.O tema deste ano é "Vamos Imaginar..." e as atividades envolveram a escrita num painel e kahoot sobre a língua portuguesa! No final houve direito a um marcador de livros para quem decidiu escolher uma leitura para esta semana!!





sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Concurso Nacional de Leitura (14ª edição)

Está aberto o Concurso Nacional de Leitura 2019-2010! Este ano as inscrições são até ao dia 31de outubro. A prova a 11 de dezembro para 3º ciclo e ensino secundário.
As leituras estão escolhidas, vem inscrever-te e leva o teu livro!

·     3ºescalão (3º ciclo) – O Colar, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

-->
·     4ºescalão (E. Secundário) – O Barão, de Branquinho da Fonseca.

Acede AQUI ao Regulamento da Fase Escolar






AVISO


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Dia Mundial da Alimentação


Hoje comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Para nós é muito importante que os alunos tenham consciência da importância de ter bons hábitos alimentares. A equipa PES (Promoção da Educação para a Saúde) preparou para todos um lanche da manhã com uma peça de fruta e a equipa da Biblioteca porporcionou um momento de descontração e aprendizagem com o jogo Kahoot sobre Alimentação (ação dirigida às turmas do 8º ano).






segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Escola Azul - Lufinha School Tour

No dia 3 de outubro, quinta-feira, pelas 14h15m, alunos dos 7º e 9º anos tiveram a oportunidade de conhecer Francisco Lufinha, atleta de kitesurf. 

Foi no Centro Social e Cultural de Olival que Francisco Lufinha se apresentou aos alunos e falou da sua experiência no mar e no seu record de 1646 Km ligando os Açores ao continente em kitesurf (ver AQUI).

Aproveitou para falar sobre a conservação dos oceanos, um assunto que nos é muito querido por sermos ESCOLA AZUL!. 
Adorámos esta visita, apoiada pela Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa.

Obrigada, Francisco, e muito SUCESSO!!!

Leiam a notícia da Beatriz Guerra e fiquem a saber mais sobre Francisco Lufinha!!

Lufinha School Tour, um exemplo de coragem e determinação!
Escola Azul

   No passado dia 3 de outubro, alunos do 7º e do 9º ano foram assistir a uma palestra dada pelo kitesurfer Francisco Lufinha, no auditório do Centro Cultural e Social de Olival, sobre a importância do oceano nas nossas vidas.
   Francisco Lufinha é um kitesurfer extremo, que tem apenas 36 anos e já conquistou alguns recordes mundiais: conseguiu completar os 564 quilómetros que separam o Porto de Lagos em 29 horas, e trouxe para casa o recorde mundial masculino da maior viagem de kitesurf sem paragens, em 2013. Um ano mais tarde, em 2014, repete o desafio, desta vez entre o ponto mais a sul do território português, as ilhas Selvagens, e a cidade do Funchal, no arquipélago da Madeira, 306 quilómetros em 12 horas. Em 2015, bate o próprio recorde do Guinness e em 48 horas percorreu 874 quilómetros, na ligação entre Lisboa e a ilha da Madeira. Em 2017, Francisco Lufinha fixou um novo recorde mundial da maior viagem de kitesurf em dupla ao percorrer 1646 quilómetros juntamente com a alemã Anke Brandt, recordista mundial feminina, numa odisseia que teve início no dia 4 de setembro, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e que terminou dez dias depois em Oeiras.
   No início da sessão, ele começou por apresentar o material necessário para a prática da modalidade kitesurf e por contar as suas aventuras enquanto desportista. Contou que as suas conquistas não “caíram do céu” e que tem de se preparar muito bem para qualquer que seja o desafio, o que exige dele uma dedicação e sacrifícios de vária ordem.
   Depois, à medida que interagia com o público, Francisco ia mostrando a importância do mar e da necessidade urgente de redução do plástico que nele se encontra. Afirmou que a maioria da nossa comida vinha do mar que, neste momento, está repleto de macro e microplásticos; quando os peixes ingerem microplásticos e são consumidos pelo Homem, a probabilidade de também este último ingerir plástico é bastante grande! Para contornar este problema, Lufinha deu várias dicas, entre elas, sugeriu que trocássemos as garrafas de plástico descartáveis por garrafas mais resistentes e duradouras
   No final, o público foi também desafiado a fazer um exercício de “chuva de ideias” relacionada com a palavra “mar”. A maioria dos alunos tinha ideias semelhantes e todos concordaram quando uma aluna sugeriu “tranquilidade”.
O kitesurfer mostrou à audiência um vídeo motivador no qual explicava como se tornou o primeiro homem a ligar Portugal por mar e contou que o seu sonho é unir o mundo todo por mar. Esse será, claro está, um projeto para mais tarde devido à sua dimensidão.
Com esta palestra, os alunos aprenderam várias coisas sobre o mar e foram sensibilizados para fazer algo pelo seu futuro - mesmo que comece por algo tão simples como deixar de usar garrafas de plástico descartável.

Beatriz Guerra

9º C