terça-feira, 11 de dezembro de 2018

70 anos sobre os Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro celebraram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Seria normal pensar que esta data devia ser apenas recordada como algo conquistado e assumido por todos, mas não é bem assim. Infelizmente,  continuamos a ver a todo o momento a quebra e a violação dos direitos mais básicos por todo o Mundo.

Na nossa escola fizemos questão de chamar a atenção de todos e de falar sobre o assunto. Os alunos do 11º A, B, C e E e o 10ºD reuniram-se na Biblioteca e fizeram um debate sobre o tão polémico "Artigo 13", votado em setembro na União Europeia que "determina que plataformas online, independentemente do tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright por parte dos utilizadores."

O assunto é polémico, atinge questões relacionadas com direitos de autor, liberdade de expressão, e justiça. Com a moderação da professora de filosofia, Adília Cardoso, os alunos apresentaram os seus argumentos a favor e contra, tendo-se feito o ponto da situação no final do debate: O "Artigo 13" tem vantagens e sentido de justiça, no entanto, atingirá a Internet tal qual a conhecemos hoje e, por isso, será necessário haver ajustes para que as desvantagens sejam menos sentidas.





0 comentários: