sexta-feira, 27 de maio de 2016

Visita guiada ao Teatro Nacional S. João

   No dia 25 de maio, a Biblioteca Escolar organizou uma visita guiada ao Teatro Nacional S. João para premiar as alunas que, durante este ano letivo, tiveram uma prestação muito boa no Clube de Leitura. Elas estiveram sempre disponíveis para trabalhar os textos selecionados e para realizarem as representações públicas necessárias.
  Decidimos incluir os alunos vencedores das Olimpíadas de Português e aqueles que obtiveram um prémio nos Concursos de Leitura Expressiva que decorreram na Semana da leitura.

   A visita foi muito enriquecedora. Foi possível visitar a maravilhosa sala de espetáculos onde a Dra. Rosalina, a nossa guia, nos falou sobre o "Real Teatro S. João" que existiu no local onde este Teatro se encontra e  que foi destruído num incêndio. Este edifício foi (re)construído por volta de  1910 pelo arquiteto Marques da Silva, cuja assinatura está do lado esquerdo da fachada do edifício. Visitámos os camarins, o fosso da orquestra, o subpalco e, no final, o salão nobre. Tudo nos foi explicado relativamente ao funcionamento do teatro. Na fachada podem observar-se quatro figuras alegóricas datadas de 1915 (Bondade, Dor, Amor e Ódio) da autoria do nosso patrono Diogo de Macedo!

   O Teatro Nacional de S. João tem uma equipa que coordena as atividades deste teatro, mas também do Teatro Carlos Alberto e do Mosteiro de S. Bento da Vitória. 90 pessoas a cuidar destes três espaços, é obra!!!











































0 comentários: