E porque hoje é o Dia Mundial da Alimentação, decidimos lançar o Concurso Literário de Quadras de S.Martinho...
A castanha é um alimento com grande valor nutritivo
"- Ao contrário de outros frutos secos como as nozes, amêndoas, etc., que podem conter 70% de gordura na sua constituição (embora uma gordura saudável), as castanhas contêm apenas 1% a 2% de gordura, sendo por isso muito menos calóricas do que os seus congéneres.
- Enquanto as nozes, por exemplo, têm um valor calórico aproximado de 650 cal por 100 g, as castanhas fornecem apenas 130 calorias para o mesmo peso. Isso deve-se não só ao seu baixo teor em lípidos mas também ao seu elevado teor de água que chega a ultrapassar 50% do seu peso.
- São ricas em hidratos de carbono complexos e contêm o dobro do amido da batata sendo, por esse facto, usadas nalguns países para fazer farinha que depois fabricará pão.
- Apresentam um baixo índice glicémico, o que quer dizer que são indicadas para diabéticos e na promoção da saciedade.
- São isentas de colesterol e também de glúten.
- São pobres em sódio e generosas em potássio, sendo indicadas para quem sofre de hipertensão arterial.
- Além de vários sais minerais, contêm vitaminas do grupo B e folatos.
- Nalguns países da Europa, Ásia e África, e devido ao conteúdo semelhante em hidratos de carbono, substituem as batatas. Embora o teor proteico seja um pouco inferior ao destas, as suas proteínas são de elevado valor biológico.
- Cem gramas de castanhas podem substituir 1 pão, 2 batatas médias ou 1 chávena de arroz ou massa cozidos, podendo por isso constituir um excelente "snack", ou acompanhamento."
(fonte Educare.pt)
0 comentários:
Enviar um comentário