Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

MIBE por todo o país

Por todo o país, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi comemorado. Centenas de professores ligados às Bibliotecas Escolares trabalharam no sentido da despertar consciências para a importância deste espaço nas escolas. Aqui fica uma amostra do resultado desse trabalho.
O cartaz do nosso Agrupamento de Escolas também faz parte...

domingo, 27 de outubro de 2013

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

DIA 28 DE OUTUBRO

Para comemorar este dia, a biblioteca escolar decidiu fazer atividades dirigidas aos alunos do 9º ano subordinada ao tema POESIA.

Para todos os que se quiserem associar a este dia comemorativo teremos um painel à vossa disposição onde poderão exprimir o que é, para vocês, a Biblioteca Escolar.... Apareçam...


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Concurso de Quadras de S. Martinho

E porque hoje é o Dia Mundial da Alimentação, decidimos lançar o Concurso Literário de Quadras de S.Martinho...


A castanha é um alimento com grande valor nutritivo

"- Ao contrário de outros frutos secos como as nozes, amêndoas, etc., que podem conter 70% de gordura na sua constituição (embora uma gordura saudável), as castanhas contêm apenas 1% a 2% de gordura, sendo por isso muito menos calóricas do que os seus congéneres.

- Enquanto as nozes, por exemplo, têm um valor calórico aproximado de 650 cal por 100 g, as castanhas fornecem apenas 130 calorias para o mesmo peso. Isso deve-se não só ao seu baixo teor em lípidos mas também ao seu elevado teor de água que chega a ultrapassar 50% do seu peso.

- São ricas em hidratos de carbono complexos e contêm o dobro do amido da batata sendo, por esse facto, usadas nalguns países para fazer farinha que depois fabricará pão. 

- Apresentam um baixo índice glicémico, o que quer dizer que são indicadas para diabéticos e na promoção da saciedade.

- São isentas de colesterol  e também de glúten.

- São pobres em sódio e generosas em potássio, sendo indicadas para quem sofre de hipertensão arterial.

- Além de vários sais minerais, contêm vitaminas do grupo B e folatos.

- Nalguns países da Europa, Ásia e África, e devido ao conteúdo semelhante em hidratos de carbono, substituem as batatas. Embora o teor proteico seja um pouco inferior ao destas, as suas proteínas são de elevado valor biológico.

- Cem gramas de castanhas podem substituir 1 pão, 2 batatas médias ou 1 chávena de arroz ou massa cozidos, podendo por isso constituir um excelente "snack", ou acompanhamento."



(fonte Educare.pt)




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2013


Alice Munro é a vencedora do prémio Nobel da Literatura 2013. 
É a 13ª mulher a ganhar o Nobel de Literatura. 

É de nacionalidade canadiana e tem 82 anos de idade

Segundo o comité de Estocolmo, Alice Munro foi escolhida devido à sua mestria «no conto contemporâneo» e «narrativa afinada caracterizada pela clareza e pelo realismo psicológico».


Alice Munro nasceu a 10 de julho de em 1931, em Wingham, no Canadá. Em 2009 já tinha sido premiada com o Man Booker Prize. Entre as suas obras mais conhecidas estão títulos como : «O amor de uma boa mulher», «Fugas», «O progresso do amor» ou «Amada vida».


"Nascida numa família de criadores de raposas, Alice Munro começou a escrever na adolescência, tendo publicado o seu primeiro conto, The Dimensions of a Shadow, em 1950, quando frequentava a universidade. Ao mesmo tempo, ia ganhando dinheiro em empregos ocasionais, trabalhando em restaurantes, na apanha de tabaco, ou como bibliotecária.
A sua primeira colectânea de histórias, Dance of the Happy Shades, saiu em 1968 e foi um sucesso imediato, tendo ganho o mais importante prémio literário canadiano e recebido o elogio unânime da crítica. O livro seguinte, Lives of Girls and Women(1971), é ainda hoje o seu único romance, e não falta quem ache que se trata, na verdade, de uma sucessão de contos articulados entre si.
Munro publicou mais de uma dúzia de colectâneas de histórias curtas, muitas delas editadas em Portugal pela editora Relógio d’Água, incluindo a mais recente, Amada Vida (Dear Life, 2012), traduzida pelo poeta José Miguel Silva.
Outros livros de Monro disponíveis em edição portuguesa são O Progresso do Amor (The Progress of Love, 1986), O Amor de Uma Boa Mulher (The Love of a Good Woman, 1998), Fugas(Runaway, 2004), A Vista de Castle Rock (The View from Castle Rock, 2006) e Demasiada Felicidade (Too Much Happiness, 2009)." 
(fonte Público online)

VISITAS GUIADAS À BIBLIOTECA

Integrada nesta comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizámos a visita guiada aos alunos novos nesta escola. Todas as turmas do 7º e 10º ano passaram pela Biblioteca, tendo-lhes sido dado a conhecer a organização e o funcionamento da BE. Foi também objetivo desta visita divulgar os recursos que a BE tem ao dispôr dos seus utilizadores e das atividades que se  realizam ao longo do ano.


"Aprender é buscar, interrogar, criar, diálogo mediato e imediato com o mundo" 
José António Calixto