sábado, 23 de fevereiro de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DISTRITAL

É no póximo dia 23 de abril que os vencedores da primeira fase no Concurso Nacional de Leitura (1ª fase) irão fazer a prova que poderá levar um deles à final nacional.

Boa sorte aos representantes da nossa escola!!!

Os livros selecionados pela distrital do Porto para esta edição do Concurso Nacional de Leitura são:

3º Ciclo Ensino Básico

CORREIA, Hélia – A ilha encantada. Versão para os mais novos da Tempestade de W. Shakespeare. Lisboa: Relógio d’água, 2008
SINOPSE DA CASA DA LEITURA
Adaptação, para o público juvenil, de uma das mais famosas peças de Shakespeare, esta versão de Hélia Correia distingue-se pela forma criteriosa como a autora lê e, sobretudo, dá a ler o texto original, mantendo-se tão fiel ao original quando possível, tanto ao nível do conteúdo como do próprio discurso e linguagem. Conhecedora, como revela no prefácio explicativo, de outras versões mais livres e mais “ousadas”, Hélia Correia opta pela transformação do título, valorizando o local central da acção, ficando mais próxima de uma tradução. Assim, esta versão apenas elimina pormenores secundários, pouco relevantes para o núcleo central da intriga. É fiel à multiplicidade de temas tratados, a viagem e o naufrágio, a traição e a vingança, o perdão e o amor, assim como às alterações sofridas pelas personagens ao nível do seu estado de espírito. Não passa ao lado das cenas de efeito cómico, explorando diferentes registos linguísticos e as suas potencialidades expressivas. As notas servem o trabalho do encenador, uma vez que não se esquece que se trata de um texto destinado à representação, tendo sido encenada, em 2005, por João Ricardo para o Teatro Nacional D. Maria II. | Ana Margarida Ramos
Título A Ilha Encantada – versão para jovens de A Tempestade, de William Shakespeare | Autor(es) Hélia Correia | Tipo de documento Livro | Editora Relógio d’Água | Local Lisboa | Data de edição 2008 | Área Temática Teatro, Maravilhoso, Viagem, Aventuras | ISBN 978-989-641-023-0 | Colecção What works for special-needs learners |
LAGERLOF, Selma – O tesouro. Lisboa: Cavalo de Ferro, 2011 (Prémio Nobel da Literatura. Primeira mulher a deter o Prémio Nobel da Literatura, de origem sueca).
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
LAGERLOF, Selma – O tesouro. Lisboa: Cavalo de Ferro, 2011

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Numa pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza: é quase Verão e o mar continua gelado. Três soldados, nobres escoceses, aguardam que o barco desencalhe para partirem com o seu misterioso baú. Um deles, um homem elegante e bem vestido, reconhece a jovem Elsalill, que trabalha na estalegem após ter escapado aos assassinos que mataram toda a sua família. Elsalill não se lembra deste homem e dentro dela nascem emoções fortes que colocam a sua vida em risco.
Selma Lagerlöf - PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1909

Romancista sueca, Selma Ottiliana Lovisa Lagerlöf nasceu a 20 de novembro de 1858, em Marbacka, Värmland, e faleceu a 16 de março de 1940, no mesmo local. Educada pela família em casa, ouviu a sua avó contar histórias fantásticas, lendas relacionadas com o passado da sua terra natal que, de certa forma, influenciaram os seus escritos. A sua obra inspira-se diretamente nos temas das sagas e contos do seu país.
Selma Lagerlöf decidiu optar pela carreira de escritora, após dez anos de dedicação ao ensino. Em 1909 tornou-se a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel da Literatura e em 1914 foi nomeada membro da Academia Sueca.
Sob a ameaça iminente da Segunda Guerra Mundial, ajudou vários intelectuais alemães a fugir da perseguição nazi, entre eles o poeta Nelly Sachs. Contribuiu com a medalha que recebeu do Prémio Nobel para a angariação de fundos a favor da Finlândia contra a invasão russa. Foi durante este período de guerra que veio a falecer de ataque cardíaco.
É a autora de Gösta Berlings Saga (A Lenda de Gösta Berling, 1891), publicou ainda Osynliga länkar (Os Laços Invisíveis, 1894) e Nils Holgerssons underbara resagenom Sverige (A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, 1906-1907), romance que seria adotado como livro de leitura em todas as escolas suecas.
Selma Lagerlöf. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
______________________________________________________________________
Ensino Secundário
BRANDÃO, Raúl – Os pescadores. Porto: Porto Editora, 2010.
Sinopse
Nesta obra, o autor oferece-nos belas telas ricas de cor, de luz, dos vários elementos colhidos na natureza. O entardecer nas suas várias cambiantes, conforme o lugar e o tempo, é descrito em pinceladas fortes com verbos no presente - a ação em decurso e com o subjetivismo do autor arrastado pelo sonho e transpor para as telas, que sugere, a tragédia de um poente tempestuoso à beira-mar que é sempre temível para os pescadores. Além de belos quadros paisagísticos, também nos oferece sugestivos retratos - o do faroleiro, a velha da Foz do Douro, a sanjoaneira, a mulher da Afurada, de Mira "feia mas esbelta (que) tem ar grave e senhoril quase sempre", a heroica Ti Ana Arneira da Gafanha, a mulher da Murtosa "baixa e atarracada", a de Ovar "delicada e forte, alta e bem proporcionada, cheia de predicados domésticos e morais", a poveira "a bem dizer - um homem", a Rata da Foz. É evidente a simpatia de Raul Brandão pela sua dolorosa vida difícil, de trabalho, de explorados.Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, pp. 361-362, Porto Editora, 1999
BAPTISTA, António Alçada – A pesca à linha: algumas memórias. Lisboa: Presença, 1998
Sinopse
António Alçada Baptista regressa com este livro ao nosso convívio. Com aquela desarmante simplicidade que o caracteriza, conta-nos das suas escolhas, da sua liberdade ao fazê-las, da profunda seriedade do seu compromisso com a vida, da sua peculiar relação com a escrita, contagia-nos com o sue gosto de viver, faz-nos ouvir o seu "Riso de Deus" que tantas vezes se traduz na "pequena história" de sabor anedótico. Nomes que conhecemos e que marcaram a consciência contemporânea revivem nestas páginas - políticos, escritores, intelectuais, grandes pensadores, gente de aquém e além fronteiras, numa prosa ela própria contaminada da sensualidade e da musicalidade de outros climas. Este seu livro feito de memórias ajuda-nos a entender melhor o nosso tempo e o prazer de o ler vem de nos cruzarmos com grandes nomes e figuras nacionais e estrangeiras. Mas vem também de participarmos em aventuras pioneiras-chave do devir coletivo.

0 comentários: