Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 de abril

Comemora-se hoje 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, proclamado pela Conferência Geral da UNESCO, em 1995, com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade.

Nesta data celebra-se também o Direito de Autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem.

A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar homenagem aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare. 
Pretende-se ainda que os mais jovens descubram "o prazer da leitura e respeitem a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humidade" (UNESCO).
Segundo a tradição catalã, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem, em troca, um livro.









terça-feira, 22 de abril de 2014

Encontro com o escritor... Nuno Camarneiro

Hoje, dia 22 de abril, Nuno Camarneiro esteve na nossa Biblioteca. 
A conversa partiu do seu percurso pessoal: o escritor nasceu na Figueira da Foz e sempre quis ser cientista. Desde sempre gostou de ler e de conhecer. Os livros foram um ótimo veículo para o conhecimento! A escrita veio mais tarde, depois de licenciado em Física, e surgiu como uma forma de ocupar o seu tempo e de se sentir "acompanhado" quando esteve a trabalhar fora. Fez o doutoramento em Itália. De momento, é investigador na Universidade de Aveiro, é professor na Universidade Portucalense, no Porto, e é escritor. Para conseguir trabalhar nestas diferentes áreas, precisa ser disciplinado e concentrado no trabalho. A inspiração para a sua escrita vem de tudo o que vê, ouve, lê e experiencia. Venceu o prémio Leya 2012 com o livro Debaixo de Algum Céu. Antes deste, publicou No Meu Peito Não Cabem Pássaros.

Obrigada pelas palavras e pela partilha!...






sexta-feira, 18 de abril de 2014

Gabriel García Márquez 1927-2014

Gabriel García Márquez nasceu a 6 de Março de 1927 em Aracataca, na Colômbia. Instalado no México desde 1961, com períodos de estada alternados em Cartagena (Colômbia), Barcelona (Espanha) e Havana, capital de Cuba, García Márquez vivia desde há vários anos retirado da vida pública, e nas suas raras aparições não fazia qualquer declaração aos media. 
Foi distinguido com o Nobel da Literatura em 1982, não publicava desde 2010, quando foi dado à estampa "Yo no vengo a decir un discurso" ("Eu não venho dizer um discurso").





OBRAS DO AUTOR DISPONÍVEIS NA TUA BIBLIOTECA:



  • Relato de um náufrago
  • Crónica de uma morte anunciada
  • O Amor nos Tempos de Cólera
  • O Outono da Patriarca
  • Cem Anos de Solidão
  • Relato de um Náufrago
  • Crónica de uma morte anunciada