Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 150 ANOS DA PUBLICAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO DE AMOR DE PERDIÇÃO


domingo, 2 de dezembro de 2012

DIA DO PATRONO

Para comemorar o Dia do Patrono, a Biblioteca Escolar tornou possível a realização de mais uma Feira do Livro que pretende, essencialmente, promover o contacto com os livros, despertar a curiosidade por títulos e autores e, por fim, possibilitar a aquisição de livros.
Associada a esta atividade há sempre uma exposição, desta feita, dedicada a Jorge Amado, marco da literatura brasileira que os nossos alunos passaram a conhecer melhor com a leitura e estudo da sua obra "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá".




Os alunos do Ateliê de Leitura prepararam a leitura expressiva de um texto adaptado da obra "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá".
Simão e Bruna, como narradores; Leandro como Gato; Leonor, a Andorinha; Helena, a Vaca Mocha; Ana, o reverendo Papagaio; Tiago e Cláudia, o casal de pombos e a Patrícia e o Abel, os pais da Andorinha.
Parabéns pela vossa prestação. Estiveram muito bem!!!




Os alunos do 8º ano, em Língua Portuguesa, leram o livro e fizeram bandas desenhadas sobre "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"; em Educação visual, compuseram marcadores de livros.



Os alunos do 7º ano, em Língua Portuguesa, leram excertos do livro "Capitães da Areia", de Jorge Amado e fizeram cartazas alusivos ao mesmo.