Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

sábado, 28 de abril de 2012

O CHEIRO DOS LIVROS

Vem mesmo a propósito do nome do nosso blogue...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA (FASE DISTRITAL)

    PARABÉNS à nossa aluna Elma Pereira, grande vencedora da prova distrital do Concurso Nacional de Leitura, no escalão dos alunos do ensino secundário. A Elma irá representar, no mês de Maio, a nossa escola na terceira e última fase deste concurso, em Lisboa. BOA SORTE!!! Vamos torcer por ti!!!...

   Ontem, dia 24 de abril, decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, a 2ª fase do Concuro Nacional de Leitura. Participaram cerca de 350 alunos de diversas escolas do distrito do Porto. A representar a nossa escola, estiveram seis alunos: três do 3º ciclo, Inês Peixoto (7º ano), Mª Beatriz Pereira (9º ano) e Cíntia Pereira (9º ano), e três alunos do ensino secundário, Elma Pereira, Raquel Seabra e Luís Fernandes(todos do 12º ano).


Da parte da manhã decorreram as provas escritas que incidiram sobre as obras designadas pela Biblioteca organizadora As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, Patagónia Express, de Luís Sepúlveda, para o 3º ciclo, e Livro de José Luís Peixoto e Nos Passos de Magalhães, de Gonçalo Cadilhe, para o secundário.
Os nosso alunos desempenharam muito bem o seu papel.



Da parte da tarde, decorreu a prova oral com os cinco alunos selecionados de cada escalão. A prova oral aconteceu frente ao júri composto pelo escritor Gonçalo Cadilhe, Dr. Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Carla Teixeira, Bibliotecária da Biblioteca Almeida Garrett.
A nossa aluna Elma esteve no seu melhor, respondendo com desenvoltura às questões colocadas e lendo de forma muito expressiva tanto o excerto do "Livro" de José Luís Peixoto, como as quadras da sua autoria, tal como exigia o regulamento.


Sendo este o primeiro ano em que a escola participa neste evento, sentimo-nos bastante satisfeitos com participação de todos os alunos que aderiram com entusiasmo e responsabilidade a esta iniciativa que visa promover os hábitos de leitura entre os mais jovens.

(à direita, os alunos concorrentes com o escritor Gonçalo Cadilhe)

(à esquerda, nos jardins do Palácio de Cristal, no final de um dia em cheio!!)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CONCURSO DE LEITURA EM PORTUGUÊS

Ontem, dia 19, realizou-se o concurso de leitura expressiva em língua portuguesa. É, habitualmente, o concurso com mais participantes e com um regulamento mais específico em termos de seleção de textos. Neste concurso, os alunos do sétimo e décimo-segundo ano teriam que apresentar um texto poético; os participantes do oitavo e décimo-primeiro ano, um texto narrativo (conto tradicional e conto de autor); os alunos do nono e décimo-ano teriam que selecionar uma crónica. Todos os concorrentes cumpriram este item do regulamento e os textos foram  variadíssimos: Luís de Camões, Alexandre O'Neill,. Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner, Ricardo Araújo Pereira...

Todos os concorrentes estão de parabéns!!!...



Vencedores


7º Ano

1º Prémio: JOANA FERREIRA, nº17 7ºA

Menção Honrosa: JORGE MIGUEL SILVA, nº20 7ºA

Menção Honrosa: ADRIANA OLIVEIRA, nº2 7ºD

8º ANO

1º Prémio: MIGUEL ANGELO LOPES, nº22 8ºC

9º ANO

1º Prémio (ex-aequo): CINTIA CATARINA PEREIRA, nº5 9ºD

1º Prémio (ex-aequo): HENRIQUE FILIPE DA COSTA,nº5 9ºE

SECUNDÁRIO

1º Prémio: MARIANA PEREIRA SOUSA,nº10 12ºA



quarta-feira, 18 de abril de 2012

CONCURSO DE LEITURA EM FRANCÊS

Hoje, realizou-se mais um concurso de leitura expressiva, desta vez, em língua francesa. Todos os participantes tiveram direito a um diploma de participação, depois de terem lido, exemplarmente, os textos que selecionaram.

Parabéns a todos!!!


Vencedores

Andreia Marques, nº 2 – 7ºA
Miguel Ângelo Lopes, nº 22 – 8ºC
Cíntia Catarina Pereira, nº5 – 9ºD

(O júri premiou um aluno de cada ano de escolaridade.)


terça-feira, 17 de abril de 2012

CONCURSO DE LEITURA EM INGLÊS


No âmbito da Semana da Leitura, realizou-se o Concurso de Leitura Expressiva em Inglês. Todos os concorrentes estão de parabéns pela sua participação responsável e cuidada. Foram ouvidos textos variados de Charles Dickens, William Shakespear, entre outros.

Aqui ficam os vencedores...

Sara Isabel Correia, nº 24 – 7ºD


Alexandra Sofia Silva, nº 1 – 8ºE

Cíntia Catarina Pereira, nº5 – 9ºD

Rosa Sofia Azevedo, nº 13 - 12ºA

NOTA:
(O júri premiou, no 3º ciclo, um aluno de cada ano de escolaridade. No secundário, por ter um nº reduzido de participantes, selecionou apenas um vencedor)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ENCONTRO COM... RICHARD ZIMLER

No dia 11 de abril recebemos, na Biblioteca da nossa escola, Richard Zimler. Escritor de dupla nacionalidade (americana e portuguesa), publicou diversos romances nomeadamente "O Último cabalista de Lisboa", "A sétima Porta", "Os anagramas de Varsóvia" ou ainda "Ilha Teresa". A sua escita pretende, segundo o escritor, ser tudo menos "conveniente". Escreve sempre do ponto de vista do "vencido" e para os seus romances históricos faz uma longa e criteriosa pesquisa para se aproximar, o mais possível, dos factos.
Com o seu grande poder de comunicação, o escritor manteve a sua audiência atenta (alunos do 10ºA, 11ºA, 11ºD, 12ºA, 12ºB e 12º C), desde o início da sessão até ao final, falando do seu percurso de vida, da sua escrita e dos seus livros.
Adorámos recebê-lo na escola Diogo de Macedo, e ficámos, sem dúvida, motivados para a leitura dos seus romances.
Obrigada, Richard Zimler, pela sua visita!!!






segunda-feira, 9 de abril de 2012

CHARLES DICKENS

Este ano comemora-se o bicentenário do nascimento do escritor Charles Dickens
Conhece um pouco da sua história








Podes, ainda, consultar os sites que a seguir te propomos para saber mais...





Consulta a cronologia de Charles Dickens

segunda-feira, 2 de abril de 2012

LER+ CIÊNCIA

Ler + =  Saber+ podia ser o lema desta atividade desenvolvida por professores de área científica, em articulação com  a Biblioteca Escolar. Os livros foram devidamente selecionados e sugeridos aos alunos  para que estes possam melhorar a sua literacia científica.
Divulgamos o trabalho apresentado pela Mª João Tavares, aluna do 11º ano, a propósito da leitura do livro "O Jogo dos Possíveis" de François Jacob

 "O Jogo dos Possíveis", de subtítulo ‘’Ensaio sobre a diversidade do mundo vivo’’, Capítulo I ‘’Mito e Ciência’’


François Jacob, biólogo e humanista, recebeu o prémio Nobel da Medicina em 1965, e quem melhor que este cientista para escrever um livro – ‘’O Jogo dos Possíveis’’ – uma reflexão sobre a história da vida e os mecanismos da sua evolução.
Uma intrigante análise sobre a evolução da vida, as suas teorias científicas e mitológicas é feita no capítulo I. Em todo o capítulo o autor procura responder a questões como: ‘’É possível aos biólogos elaborar uma teoria da evolução que esteja verdadeiramente liberta de preconceitos ideológicos?’’. No meu papel enquanto leitora, senti-me bastante esclarecida sobre a inconclusibilidade do tema; dificilmente surgirá uma teoria capaz de abranger todo este conceito de evolução sem se tornar demasiado generalizada, onde se aplica um modelo universal de explicação da evolução de seres com níveis de complexidade particulares. Apercebo-me da forte influência na biologia moderna da Teoria da Evolução, formulada por Darwin. Jamais uma outra teoria conseguiu, com tanta eficácia, desenvolver o tema da evolução, é por isso considerada com grande credibilidade; contudo pode ser interpretada como um mito – uma história que narra as origens e explica o mundo vivo.
O autor critica a obsessão da verdade considerada absoluta com que alguns cientistas defendem as suas opiniões e ideias, e afirma que este é um dos fatores que mais regride o que já foi estudado.
Razões como: a diversidade dos seres vivos, a reprodução de seres de uma determinada espécie e a capacidade progressiva destes se reproduzirem sexuadamente aumentar e começarem a diversificar-se, entre inúmeras possibilidades de variação, são os principais fatores da evolução das espécies; o mundo atual e a vida que nele encontramos resulta de sucessivos acasos durante a evolução. A técnica persuasiva usada por François Jacob consiste no uso de exemplos e na referência de grandes nomes na ciência e biologia. O autor recorreu à bíblia com a história de Adão e Eva, ao Yin e o Yang (na cosmogonia sumeriana), ao Yima (na Grécia antiga) para demonstrar como cada cultura humana justifica a existência de dois sexos, sendo eles o feminino e o masculino. São também proferidas ideias/opiniões de várias identidades: Carl Marx, Freud, Engels, Maxwell, Peter Medawar, Kant, Noam Chomsky, Buffon, entre outros onde se sobressai Darwin.
‘’A sexualidade é, pois, uma máquina de fazer o diferente.’’, o que pode ser explicado pelo darwinismo, onde ‘’a probabilidade de que esta teoria nas suas linhas gerais, venha a ser refutada um dia é agora próxima de zero’’, visto que o mecanismo da sexualidade garantiu que tal se verificasse.
Concluo que com o avanço da tecnologia e a capacidade de solucionar certos problemas, surgem cada vez mais questões e um livro excecional (que, com um discurso cativante e persuasivo, demonstra que a ciência opera localmente para encontrar respostas parciais e provisórias enquanto que a mitologia se aplica a todos os domínios e responde a todas as questões) veio expor a visão de um entre muitos num mundo tão cheio de vida.

Maria João Lopes Tavares, nº11, 11ºC