segunda-feira, 2 de abril de 2012

LER+ CIÊNCIA

Ler + =  Saber+ podia ser o lema desta atividade desenvolvida por professores de área científica, em articulação com  a Biblioteca Escolar. Os livros foram devidamente selecionados e sugeridos aos alunos  para que estes possam melhorar a sua literacia científica.
Divulgamos o trabalho apresentado pela Mª João Tavares, aluna do 11º ano, a propósito da leitura do livro "O Jogo dos Possíveis" de François Jacob

 "O Jogo dos Possíveis", de subtítulo ‘’Ensaio sobre a diversidade do mundo vivo’’, Capítulo I ‘’Mito e Ciência’’


François Jacob, biólogo e humanista, recebeu o prémio Nobel da Medicina em 1965, e quem melhor que este cientista para escrever um livro – ‘’O Jogo dos Possíveis’’ – uma reflexão sobre a história da vida e os mecanismos da sua evolução.
Uma intrigante análise sobre a evolução da vida, as suas teorias científicas e mitológicas é feita no capítulo I. Em todo o capítulo o autor procura responder a questões como: ‘’É possível aos biólogos elaborar uma teoria da evolução que esteja verdadeiramente liberta de preconceitos ideológicos?’’. No meu papel enquanto leitora, senti-me bastante esclarecida sobre a inconclusibilidade do tema; dificilmente surgirá uma teoria capaz de abranger todo este conceito de evolução sem se tornar demasiado generalizada, onde se aplica um modelo universal de explicação da evolução de seres com níveis de complexidade particulares. Apercebo-me da forte influência na biologia moderna da Teoria da Evolução, formulada por Darwin. Jamais uma outra teoria conseguiu, com tanta eficácia, desenvolver o tema da evolução, é por isso considerada com grande credibilidade; contudo pode ser interpretada como um mito – uma história que narra as origens e explica o mundo vivo.
O autor critica a obsessão da verdade considerada absoluta com que alguns cientistas defendem as suas opiniões e ideias, e afirma que este é um dos fatores que mais regride o que já foi estudado.
Razões como: a diversidade dos seres vivos, a reprodução de seres de uma determinada espécie e a capacidade progressiva destes se reproduzirem sexuadamente aumentar e começarem a diversificar-se, entre inúmeras possibilidades de variação, são os principais fatores da evolução das espécies; o mundo atual e a vida que nele encontramos resulta de sucessivos acasos durante a evolução. A técnica persuasiva usada por François Jacob consiste no uso de exemplos e na referência de grandes nomes na ciência e biologia. O autor recorreu à bíblia com a história de Adão e Eva, ao Yin e o Yang (na cosmogonia sumeriana), ao Yima (na Grécia antiga) para demonstrar como cada cultura humana justifica a existência de dois sexos, sendo eles o feminino e o masculino. São também proferidas ideias/opiniões de várias identidades: Carl Marx, Freud, Engels, Maxwell, Peter Medawar, Kant, Noam Chomsky, Buffon, entre outros onde se sobressai Darwin.
‘’A sexualidade é, pois, uma máquina de fazer o diferente.’’, o que pode ser explicado pelo darwinismo, onde ‘’a probabilidade de que esta teoria nas suas linhas gerais, venha a ser refutada um dia é agora próxima de zero’’, visto que o mecanismo da sexualidade garantiu que tal se verificasse.
Concluo que com o avanço da tecnologia e a capacidade de solucionar certos problemas, surgem cada vez mais questões e um livro excecional (que, com um discurso cativante e persuasivo, demonstra que a ciência opera localmente para encontrar respostas parciais e provisórias enquanto que a mitologia se aplica a todos os domínios e responde a todas as questões) veio expor a visão de um entre muitos num mundo tão cheio de vida.

Maria João Lopes Tavares, nº11, 11ºC

0 comentários: