Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

terça-feira, 2 de abril de 2019

Dia Internacional do Livro Infantil

sexta-feira, 29 de março de 2019

Concurso de Fotografia Escola Azul

Participa no Concurso de Fotografia Escola Azul! 

Concorre com fotografias sobre o Oceano nas categorias 

Sustentabilidade - #sustentabilidade
Cultura - #cultura
Igualdade de Género – #igualdade
A Minha Escola Azul – #minhaescolaazul

Cada escola pode enviar no máximo 3 fotos por categoria!

Até dia 4 de abril para o email 
Envia a foto com legenda e identificação do autor.

Para saberes mais, informa-te na Biblioteca Escolar ou junto dos embaixadores Escola Azul, Érica Soares e João Oliveira  do 8º G.

Boa sorte!

terça-feira, 26 de março de 2019

Semana da Leitura -2019

Durante a Semana da leitura, tivemos em exposição um trabalho realizado pela professora Isaura Pereira. Poderia chamar-se "Como prolongar a vida dos livros..." ou "Que histórias contam os livros para lá das palavras....".
Trata-se, no fundo, de belas histórias esculpidas em livros.
Vale a pena apreciar!





quarta-feira, 13 de março de 2019

Concursos de Leitura Expressiva - vencedores

Nesta Semana da Leitura, os nossos alunos participaram ativamente nos Concursos de Leitura Expressiva nas várias línguas (Português, Inglês e Francês).
A todos os nossos parabéns. Houve, de facto, leituras maravilhosas, quer pela escolha de textos, quer pela expressividade, fluência e entoação.

Obrigada a todos, incluindo os professores que se disponibilizaram para fazer parte do júri. Não tiveram tarefa fácil!!


terça-feira, 12 de março de 2019

Olimpíadas de Português- Vencedores da 11ª edição

Hoje, realizou-se a final das Olimpíadas de Português na Biblioteca da Escola Diogo de Macedo.
As equipas das turmas 7º F, 8º C e 9º G realizaram a prova da 3ª fase que versava a leitura expressiva e a produção escrita.

Estiveram todos à altura dos desafios lançados. No final a pontuação conduziu à distribuição das turmas nos 1º , 2º e 3º lugares.

Estão todos de parabéns, pois foram as turmas de cada ano a chegar à final.

A entrega de prémios será no dia 15 de março, sexta-feira, pelas 21h30m na biblioteca da escola sede.

PARABÉNS!!!!




segunda-feira, 11 de março de 2019

Olimpíadas de Português - vencedores da 2ª fase

Aqui ficam as equipas vencedoras que vão representar o seu ano de escolaridade na 3ª fase das Olimpíadas de Português.
Parabéns a todas as equipas participantes!!!
A final será amanhã às 9h25m na Biblioteca da tua escola.

domingo, 10 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA

De 11 a 15 de março vamos celebrar a Leitura e os Livros. Ao longo da semana teremos muitas atividades onde a Leitura terá grande destaque. Participa!!! Consulta o programa!!



terça-feira, 5 de março de 2019

Olimpíadas de Português- concurso interno - 3º ciclo -resultados 1ª fase

As equipas vencedoras da 1ª fase das Olimpíadas de Português (11ª edição) realizarão a prova da 2ª fase no próximo dia 7 de março, às 11h35m, na Biblioteca da Escola Secundária à exceção dos alunos do 7º ano que farão na Biblioteca da Escola Básica.

Eis os vencedores da 1ª fase




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Concurso nacional de Leitura- Fase Municipal

Consulta o programa da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Semana da Segurança na Internet

Na semana de 5 a 7 de fevereiro, desafiámos os alunos do 10º D dos Cursos de Informática de Gestão  e de Técnico de Turismo a fazer uma sessão de sensibilização aos alunos do 8º ano. O resultado foi excelente. Os alunos prepararam uma apresentação onde viram tratados assuntos como Redes sociais, Direitos de autor, Cyberbullying, entre outros. Prepararam um Kahoot que, no final de cada sessão, serviu para aferir os conhecimentos passados na apresentação. De forma divertida mas consciente, a mensagem foi passada e, agora, falta passar das palavras às ações. Nunca esquecer a mensagem fundamental: PENSA ANTES DE PARTILHAR! 

Um agradecimento especial às professoras que auxiliaram os alunos promotores desta atividade.




-->