quarta-feira, 25 de abril de 2012

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA (FASE DISTRITAL)

    PARABÉNS à nossa aluna Elma Pereira, grande vencedora da prova distrital do Concurso Nacional de Leitura, no escalão dos alunos do ensino secundário. A Elma irá representar, no mês de Maio, a nossa escola na terceira e última fase deste concurso, em Lisboa. BOA SORTE!!! Vamos torcer por ti!!!...

   Ontem, dia 24 de abril, decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, a 2ª fase do Concuro Nacional de Leitura. Participaram cerca de 350 alunos de diversas escolas do distrito do Porto. A representar a nossa escola, estiveram seis alunos: três do 3º ciclo, Inês Peixoto (7º ano), Mª Beatriz Pereira (9º ano) e Cíntia Pereira (9º ano), e três alunos do ensino secundário, Elma Pereira, Raquel Seabra e Luís Fernandes(todos do 12º ano).


Da parte da manhã decorreram as provas escritas que incidiram sobre as obras designadas pela Biblioteca organizadora As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, Patagónia Express, de Luís Sepúlveda, para o 3º ciclo, e Livro de José Luís Peixoto e Nos Passos de Magalhães, de Gonçalo Cadilhe, para o secundário.
Os nosso alunos desempenharam muito bem o seu papel.



Da parte da tarde, decorreu a prova oral com os cinco alunos selecionados de cada escalão. A prova oral aconteceu frente ao júri composto pelo escritor Gonçalo Cadilhe, Dr. Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Carla Teixeira, Bibliotecária da Biblioteca Almeida Garrett.
A nossa aluna Elma esteve no seu melhor, respondendo com desenvoltura às questões colocadas e lendo de forma muito expressiva tanto o excerto do "Livro" de José Luís Peixoto, como as quadras da sua autoria, tal como exigia o regulamento.


Sendo este o primeiro ano em que a escola participa neste evento, sentimo-nos bastante satisfeitos com participação de todos os alunos que aderiram com entusiasmo e responsabilidade a esta iniciativa que visa promover os hábitos de leitura entre os mais jovens.

(à direita, os alunos concorrentes com o escritor Gonçalo Cadilhe)

(à esquerda, nos jardins do Palácio de Cristal, no final de um dia em cheio!!)

0 comentários: