quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Sessões PORDATA na ESDM

No passado dia 15 de janeiro, as turmas do 10ºC e do 10ºD participaram numa atividade por videochamada com a doutora Constança Félix, uma das formadoras da plataforma PORDATA, Base de Dados Portugal Contemporâneo.

Esta atividade serviu para os alunos adquirirem conhecimentos sobre o portal, conhecimentos esses que poderão aplicar mais tarde na sua vida académica. Através de demonstrações em tempo real, a profissional apresentou aos alunos formas de cruzar dados, criar gráficos, converter moedas e, principalmente, consultar as estatísticas atuais do nosso país, utilizando indicadores como os “nascimentos”, as “mortes diárias” e a “população total”. 

Uma das vantagens do portal PORDATA é a possibilidade de se consultar dados não só de Portugal como também a um nível mais lato, da Europa, e a nível menor, de cada município português. Para além de tudo isto, o site é gratuito e possui a possibilidade de assistir, também gratuitamente, a cursos online para aumentar o nosso conhecimento e garantir o melhor proveito das potencialidades do portal. 

Os alunos consideraram benéfico este momento, bem como as potencialidades deste site, uma vez que tem informação útil não só para alunos na realização de trabalhos escolares, mas também para toda a população que se queira manter atualizada em relação aos dados estatísticos de Portugal. 

Esta atividade é uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Rede de Bibliotecas escolares. 

 Rita Cancela, Margarida Gomes, Beatriz Guerra. 10º C



0 comentários: