terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio

   A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou no dia 25 de novembro de 2019 em Paris, o dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A oficialização foi assinada na sede da organização, na capital francesa, por uma delegação portuguesa composta pelo primeiro-ministro António Costa, pela ministra da Cultura Graça Fonseca, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, e pelo Embaixador de Portugal na UNESCO António Sampaio da Nóvoa.

A ratificação pela UNESCO do 5 de Maio como o dia oficial da língua portuguesa “é um passo muito importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países, quatro continentes (Europa, América, África, Ásia), e é a quinta mais utilizada no espaço da internet”, e o Português é “a língua oficial de 260 milhões de pessoas, e a mais falada no hemisfério Sul”. (citações de António Costa)

O Português é, assim, Língua Oficial nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPL)
·      Angola
·      Brasil
·      Cabo Verde
·      Guiné-Bissau
·      Guiné- Equatorial
·      Portugal
·      S. Tomé e Príncipe
·      Moçambique
·      Timor -Leste

Em Macau e Goa também se fala a língua portuguesa.


Em breve, divulgaremos um Roteiro da Língua Portuguesa, fruto do trabalho de pesquisa dos nossos alunos, a propósito deste dia!!

0 comentários: