sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Exposição- Agustina Bessa-Luís


O Mês de Outubro será dedicado a uma escritora que se notabilizou pela dimensão Humana da sua obra. Ontem completou 92 anos!...


 Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís nasceu a 15 de outubro de 1922, em Vila Meã, Amarante. O Douro, onde viveu a sua infância e aonde, durante a adolescência, volta durante as férias escolares, marcará indelevelmente o seu imaginário romanesco.

Começou a escrever muito cedo, ainda na adolescência, mas publicou a sua primeira obra de ficção, a novela Mundo Fechado, apenas em 1948. Nessa altura já estava casada e a viver em Coimbra. A partir de 1950 fixou residência no Porto, onde publica o seu primeiro romance, Os Super-Homens.

Embora sempre ligada à produção literária, exerceu o cargo de Diretora do jornal O Primeiro de janeiro e depois de Diretora do Teatro Nacional D. Maria II.
Pertenceu à Academia de Ciências de Lisboa, Classe das Letras, tornou-se membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, da Academie Européenne des Sciences, des Arts et des Lettres de Paris e da Academia Brasileira de Letras.



As suas obras revelam uma profunda reflexão sobre a condição humana. É o caso do romance A Sibila (1954), que obteve um êxito considerável, tendo sido objeto de sucessivas edições e vários prémios, como o Prémio Delfim Guimarães (1953) e o Prémio Eça de Queirós (1954), que a consagra como nome cimeiro da novelística contemporânea.


(…)A sua obra viria a ser distinguida com os mais importantes prémios literários nacionais: Prémio Nacional de Novelística, em 1967; Prémio Ricardo Malheiros da Academia das Ciências de Lisboa, em 1966 e em 1977, Prémio PEN Clube e D. Dinis, em 1980, Grande Prémio do Romance e da Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 1984 e Prémio Cidade do Porto. (...)


 Fonte:
Agustina Bessa-Luís. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-10-08].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$agustina-bessa-luis

0 comentários: