segunda-feira, 29 de abril de 2013

SEMANA DA LEITURA - Teatro "O Principezinho"

Atividade desenvolvida em articulação com os docentes de Português, do 8º ano, no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL).


“O Principezinho” na Biblioteca Escolar

    No dia 15 de abril, as turmas do 8º ano assistiram à peça “O Principezinho”, pela companhia de Teatro ET7RA, na biblioteca da escola. Esta peça foi inspirada no conhecido livro com o mesmo título, de Antoine Saint-Exupéry.
    A peça foi representada por uma dupla de atores, Nuno Martins e Luís Trigo, que desempenharam de forma dinâmica e expressiva, vários papéis. O protagonista, o principezinho, foi apresentado de um modo original através de um boneco manipulado pelo ator que lhe dava voz e movimento. O cenário foi deixado à imaginação do público, havendo apenas alguns objetos cénicos. Contudo, foi fácil imaginar as situações através dos diálogos e da interação entre as personagens.
    Por outro lado, a mensagem da peça “O essencial é invisível aos olhos” deixou-nos a pensar, pois apercebemo-nos de que existem coisas mais importantes do que as aparências, tais como a amizade e o amor. No final da representação, os alunos puderam colocar algumas questões aos atores, que foram esclarecidas com sinceridade e até com sentido de humor. Assim, aprendemos mais sobre o trabalho destes profissionais.
    Por fim, achamos que atividades destas podem alargar os nossos horizontes, não só porque raramente temos a oportunidade de ir ao teatro, como também porque ficamos a conhecer outra área vocacional. Por isso, obrigado e voltem sempre!


composição coletiva do 8º C

0 comentários: