Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Aprender com a Biblioteca

No âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca, os alunos do oitavo ano e docentes de Português e de Ciências Naturais estão a desenvolver trabalhos de leitura digital e pesquisas orientadas com recurso aos novos equipamentos das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento.

"Afinal, quem é o lobo mau?" é o título da atividade em volta do livro de Francisco J. Rodrigues "Malditos, Histórias de Homens e de Lobos" que parte desta para outras espécies em vias de extinção e  analisa a interação dos animais e dos homens.

"Do Douro Ao Mar" é o projeto que procura a consciência e a literacia dos rios e oceanos, começando pelo nosso rio Douro e o nosso Mar. Conhecer as espécies marinhas do nosso meio e conhecer aquilo que as ameaça são objetivos a atingir. Em processo está a elaboração do roteiro à visita de estudo à Estação Litoral da Aguda.






domingo, 27 de janeiro de 2019

Sensibilizar para a leitura de "Os Lusíadas"

Os alunos do 9º ano foram surpreendidos, na passada sexta-feira, dia 25 de janeiro, pela abordagem feita pelo formador Dr, Alfredo Leite, do projeto Mundo Brilhante. A intenção de despertar os alunos para a leitura da obra mais emblemática da nossa literatura foi, sem dúvida, conseguida. De forma brilhante, como aliás já é hábito, o formador captou a atenção e enfatizou a importância de sairmos da nossa zona de conforto para crescermos. Só assim será possível fazer face aos vários desafios durante a vida. Do mesmo modo, destacou a necessidade de termos vários interesses para construirmos uma identidade e personalidade que nos distinga. Ler "Os Lusíadas" será um desafio, será ler uma obra que nos identifica como um povo heroico, povo esse de que fazemos parte. E é tão importante sabermos quem fomos e quem somos...

Um muito obrigada ao Mundo Brilhante por nos ter trazido tão  bons conselhos!







Formação Pordata- Base de Dados Portugal Contemporâneo

No dia 21 de janeiro, as turmas 10ºC, 11º C e 11ºD  participaram na Formação Pordata dinamizada pela Dra. Mariana Campos,  numa parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Tratou-se de mais uma atividade onde o grande objetivo é apetrechar os nossos alunos de conhecimento, dando-lhes as ferramentas necessárias e o know how para serem pessoas bem formadas e bem informadas.
Atualmente, o conhecimento e o acesso ao mesmo é o maior bem que se pode ter e é poderosíssimo para quem o detém. Assim, nesta formação, os alunos aprenderam a tirar maior partido do site Pordata, que já conheciam e, a partir de agora, podem retirar a informação de que precisam de forma mais fácil e rápida.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Concurso "Faça Lá um Poema"


Se és aluno do 3º ciclo ou do Secundário, participa no concurso "Faça Lá um Poema" do Plano Nacional de Leitura.
Inspira-te na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, (este ano comemoramos 100 anos do seu nascimento!) e sê original no tema e na redação do texto.
Os textos devem ser entregues até ao dia 10 de fevereiro na Biblioteca Escolar.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA, que se celebra a 23 de março de 2019.

Ver Regulamento

Literacia 3Di - O desafio pelo conhecimento


Aqui estão os alunos que representarão o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na 2ª fase de Literacia 3Di, uma iniciativa da Porto Editora.


Matemática - Fábio Chen (5º B)

Ciência - Edgar Cruz (6ºG)

Leitura - Carolina Dias (7ºF)

Inglês -  Sérgio Filipe (8ºD)

PARABÉNS!!

A 2ª fase decorre de 11 a 22 de março 2019

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019

Já está em marcha o Concurso de Poesia Interescolas de Gaia. Este ano os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Escolar até ao dia 15 de março.

Toda a comunidade escolar pode participar: alunos, professores,  auxiliares, pais, encarregados de educação e até avós!!!

Consulta o regulamento e mostra o teu lado mais poético!


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar - 3º ciclo e Secundário


No dia 12 de dezembro, 38 alunos do 3º ciclo e 4 alunos do secundário participaram na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo. Os alunos leram as obras "Quero ser outro", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e "O Retorno", de Maria Dulce Cardoso, respetivamente.

Os alunos apurados e que irão representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Municipal, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, são:

  • 3º ciclo:
    • Sara Lourenço, 7ºC
    • Beatriz Guerra, 8ºC
  • Secundário:
    • Inês Moreira Vieira, 12ºB
    • Rui Urbano Neves de Moura, 11ºC

Parabéns a todos os participantes. Tiveram todos uma atitude responsável na sua prestação!!!

Boa Sorte aos que passam à fase municipal!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

70 anos sobre os Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro celebraram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Seria normal pensar que esta data devia ser apenas recordada como algo conquistado e assumido por todos, mas não é bem assim. Infelizmente,  continuamos a ver a todo o momento a quebra e a violação dos direitos mais básicos por todo o Mundo.

Na nossa escola fizemos questão de chamar a atenção de todos e de falar sobre o assunto. Os alunos do 11º A, B, C e E e o 10ºD reuniram-se na Biblioteca e fizeram um debate sobre o tão polémico "Artigo 13", votado em setembro na União Europeia que "determina que plataformas online, independentemente do tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright por parte dos utilizadores."

O assunto é polémico, atinge questões relacionadas com direitos de autor, liberdade de expressão, e justiça. Com a moderação da professora de filosofia, Adília Cardoso, os alunos apresentaram os seus argumentos a favor e contra, tendo-se feito o ponto da situação no final do debate: O "Artigo 13" tem vantagens e sentido de justiça, no entanto, atingirá a Internet tal qual a conhecemos hoje e, por isso, será necessário haver ajustes para que as desvantagens sejam menos sentidas.





segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Dia internacional das pessoas com deficiência

Hoje assinalou-se o Dia internacional das pessoas com deficiência. Numa altura em que se comemoram os 70 anos do Direitos Humanos, devemos refletir sobre a forma como nas nossas escolas incluímos os alunos portadores de deficiências.





A Visita do Sr. Engenheiro - Álvaro de Campos

Hoje acolhemos Álvaro de Campos na nossa Biblioteca. Durante 50 minutos, todos os alunos do 12º ano puderam apreciar a poesia deste heterónimo de Fernando Pessoa, dito exemplarmente por António Domingos. Muito obrigada pelo momento único que nos proporcionou!

Deixa aqui o teu comentário à sessão a que assististe. Não te esqueças de indicar o teu nome e turma.






Made with Padlet