Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"No Egito, as bibliotecas eram chamados "Tesouros dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Biblioteca Escolar Diogo de Macedo

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca", Jorge Luís Borges

O direito de ler em qualquer lugar.

in Os Direitos Inalienáveis do Leitor, de Daniel Pennac

L'Adieu, 1920

Escultura de Diogo de Macedo (1889-1959)

terça-feira, 2 de abril de 2019

Dia Internacional do Livro Infantil

sexta-feira, 29 de março de 2019

Concurso de Fotografia Escola Azul

Participa no Concurso de Fotografia Escola Azul! 

Concorre com fotografias sobre o Oceano nas categorias 

Sustentabilidade - #sustentabilidade
Cultura - #cultura
Igualdade de Género – #igualdade
A Minha Escola Azul – #minhaescolaazul

Cada escola pode enviar no máximo 3 fotos por categoria!

Até dia 4 de abril para o email 
Envia a foto com legenda e identificação do autor.

Para saberes mais, informa-te na Biblioteca Escolar ou junto dos embaixadores Escola Azul, Érica Soares e João Oliveira  do 8º G.

Boa sorte!

terça-feira, 26 de março de 2019

Semana da Leitura -2019

Durante a Semana da leitura, tivemos em exposição um trabalho realizado pela professora Isaura Pereira. Poderia chamar-se "Como prolongar a vida dos livros..." ou "Que histórias contam os livros para lá das palavras....".
Trata-se, no fundo, de belas histórias esculpidas em livros.
Vale a pena apreciar!





quarta-feira, 13 de março de 2019

Concursos de Leitura Expressiva - vencedores

Nesta Semana da Leitura, os nossos alunos participaram ativamente nos Concursos de Leitura Expressiva nas várias línguas (Português, Inglês e Francês).
A todos os nossos parabéns. Houve, de facto, leituras maravilhosas, quer pela escolha de textos, quer pela expressividade, fluência e entoação.

Obrigada a todos, incluindo os professores que se disponibilizaram para fazer parte do júri. Não tiveram tarefa fácil!!


terça-feira, 12 de março de 2019

Olimpíadas de Português- Vencedores da 11ª edição

Hoje, realizou-se a final das Olimpíadas de Português na Biblioteca da Escola Diogo de Macedo.
As equipas das turmas 7º F, 8º C e 9º G realizaram a prova da 3ª fase que versava a leitura expressiva e a produção escrita.

Estiveram todos à altura dos desafios lançados. No final a pontuação conduziu à distribuição das turmas nos 1º , 2º e 3º lugares.

Estão todos de parabéns, pois foram as turmas de cada ano a chegar à final.

A entrega de prémios será no dia 15 de março, sexta-feira, pelas 21h30m na biblioteca da escola sede.

PARABÉNS!!!!




segunda-feira, 11 de março de 2019

Olimpíadas de Português - vencedores da 2ª fase

Aqui ficam as equipas vencedoras que vão representar o seu ano de escolaridade na 3ª fase das Olimpíadas de Português.
Parabéns a todas as equipas participantes!!!
A final será amanhã às 9h25m na Biblioteca da tua escola.

domingo, 10 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA

De 11 a 15 de março vamos celebrar a Leitura e os Livros. Ao longo da semana teremos muitas atividades onde a Leitura terá grande destaque. Participa!!! Consulta o programa!!



terça-feira, 5 de março de 2019

Olimpíadas de Português- concurso interno - 3º ciclo -resultados 1ª fase

As equipas vencedoras da 1ª fase das Olimpíadas de Português (11ª edição) realizarão a prova da 2ª fase no próximo dia 7 de março, às 11h35m, na Biblioteca da Escola Secundária à exceção dos alunos do 7º ano que farão na Biblioteca da Escola Básica.

Eis os vencedores da 1ª fase




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Concurso nacional de Leitura- Fase Municipal

Consulta o programa da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Semana da Segurança na Internet

Na semana de 5 a 7 de fevereiro, desafiámos os alunos do 10º D dos Cursos de Informática de Gestão  e de Técnico de Turismo a fazer uma sessão de sensibilização aos alunos do 8º ano. O resultado foi excelente. Os alunos prepararam uma apresentação onde viram tratados assuntos como Redes sociais, Direitos de autor, Cyberbullying, entre outros. Prepararam um Kahoot que, no final de cada sessão, serviu para aferir os conhecimentos passados na apresentação. De forma divertida mas consciente, a mensagem foi passada e, agora, falta passar das palavras às ações. Nunca esquecer a mensagem fundamental: PENSA ANTES DE PARTILHAR! 

Um agradecimento especial às professoras que auxiliaram os alunos promotores desta atividade.




-->

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Aprender com a Biblioteca

No âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca, os alunos do oitavo ano e docentes de Português e de Ciências Naturais estão a desenvolver trabalhos de leitura digital e pesquisas orientadas com recurso aos novos equipamentos das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento.

"Afinal, quem é o lobo mau?" é o título da atividade em volta do livro de Francisco J. Rodrigues "Malditos, Histórias de Homens e de Lobos" que parte desta para outras espécies em vias de extinção e  analisa a interação dos animais e dos homens.

"Do Douro Ao Mar" é o projeto que procura a consciência e a literacia dos rios e oceanos, começando pelo nosso rio Douro e o nosso Mar. Conhecer as espécies marinhas do nosso meio e conhecer aquilo que as ameaça são objetivos a atingir. Em processo está a elaboração do roteiro à visita de estudo à Estação Litoral da Aguda.






domingo, 27 de janeiro de 2019

Sensibilizar para a leitura de "Os Lusíadas"

Os alunos do 9º ano foram surpreendidos, na passada sexta-feira, dia 25 de janeiro, pela abordagem feita pelo formador Dr, Alfredo Leite, do projeto Mundo Brilhante. A intenção de despertar os alunos para a leitura da obra mais emblemática da nossa literatura foi, sem dúvida, conseguida. De forma brilhante, como aliás já é hábito, o formador captou a atenção e enfatizou a importância de sairmos da nossa zona de conforto para crescermos. Só assim será possível fazer face aos vários desafios durante a vida. Do mesmo modo, destacou a necessidade de termos vários interesses para construirmos uma identidade e personalidade que nos distinga. Ler "Os Lusíadas" será um desafio, será ler uma obra que nos identifica como um povo heroico, povo esse de que fazemos parte. E é tão importante sabermos quem fomos e quem somos...

Um muito obrigada ao Mundo Brilhante por nos ter trazido tão  bons conselhos!







Formação Pordata- Base de Dados Portugal Contemporâneo

No dia 21 de janeiro, as turmas 10ºC, 11º C e 11ºD  participaram na Formação Pordata dinamizada pela Dra. Mariana Campos,  numa parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Tratou-se de mais uma atividade onde o grande objetivo é apetrechar os nossos alunos de conhecimento, dando-lhes as ferramentas necessárias e o know how para serem pessoas bem formadas e bem informadas.
Atualmente, o conhecimento e o acesso ao mesmo é o maior bem que se pode ter e é poderosíssimo para quem o detém. Assim, nesta formação, os alunos aprenderam a tirar maior partido do site Pordata, que já conheciam e, a partir de agora, podem retirar a informação de que precisam de forma mais fácil e rápida.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Concurso "Faça Lá um Poema"


Se és aluno do 3º ciclo ou do Secundário, participa no concurso "Faça Lá um Poema" do Plano Nacional de Leitura.
Inspira-te na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, (este ano comemoramos 100 anos do seu nascimento!) e sê original no tema e na redação do texto.
Os textos devem ser entregues até ao dia 10 de fevereiro na Biblioteca Escolar.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA, que se celebra a 23 de março de 2019.

Ver Regulamento

Literacia 3Di - O desafio pelo conhecimento


Aqui estão os alunos que representarão o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na 2ª fase de Literacia 3Di, uma iniciativa da Porto Editora.


Matemática - Fábio Chen (5º B)

Ciência - Edgar Cruz (6ºG)

Leitura - Carolina Dias (7ºF)

Inglês -  Sérgio Filipe (8ºD)

PARABÉNS!!

A 2ª fase decorre de 11 a 22 de março 2019

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019

Já está em marcha o Concurso de Poesia Interescolas de Gaia. Este ano os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Escolar até ao dia 15 de março.

Toda a comunidade escolar pode participar: alunos, professores,  auxiliares, pais, encarregados de educação e até avós!!!

Consulta o regulamento e mostra o teu lado mais poético!


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar - 3º ciclo e Secundário


No dia 12 de dezembro, 38 alunos do 3º ciclo e 4 alunos do secundário participaram na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo. Os alunos leram as obras "Quero ser outro", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e "O Retorno", de Maria Dulce Cardoso, respetivamente.

Os alunos apurados e que irão representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Municipal, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, são:

  • 3º ciclo:
    • Sara Lourenço, 7ºC
    • Beatriz Guerra, 8ºC
  • Secundário:
    • Inês Moreira Vieira, 12ºB
    • Rui Urbano Neves de Moura, 11ºC

Parabéns a todos os participantes. Tiveram todos uma atitude responsável na sua prestação!!!

Boa Sorte aos que passam à fase municipal!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

70 anos sobre os Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro celebraram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Seria normal pensar que esta data devia ser apenas recordada como algo conquistado e assumido por todos, mas não é bem assim. Infelizmente,  continuamos a ver a todo o momento a quebra e a violação dos direitos mais básicos por todo o Mundo.

Na nossa escola fizemos questão de chamar a atenção de todos e de falar sobre o assunto. Os alunos do 11º A, B, C e E e o 10ºD reuniram-se na Biblioteca e fizeram um debate sobre o tão polémico "Artigo 13", votado em setembro na União Europeia que "determina que plataformas online, independentemente do tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright por parte dos utilizadores."

O assunto é polémico, atinge questões relacionadas com direitos de autor, liberdade de expressão, e justiça. Com a moderação da professora de filosofia, Adília Cardoso, os alunos apresentaram os seus argumentos a favor e contra, tendo-se feito o ponto da situação no final do debate: O "Artigo 13" tem vantagens e sentido de justiça, no entanto, atingirá a Internet tal qual a conhecemos hoje e, por isso, será necessário haver ajustes para que as desvantagens sejam menos sentidas.





segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Dia internacional das pessoas com deficiência

Hoje assinalou-se o Dia internacional das pessoas com deficiência. Numa altura em que se comemoram os 70 anos do Direitos Humanos, devemos refletir sobre a forma como nas nossas escolas incluímos os alunos portadores de deficiências.





A Visita do Sr. Engenheiro - Álvaro de Campos

Hoje acolhemos Álvaro de Campos na nossa Biblioteca. Durante 50 minutos, todos os alunos do 12º ano puderam apreciar a poesia deste heterónimo de Fernando Pessoa, dito exemplarmente por António Domingos. Muito obrigada pelo momento único que nos proporcionou!

Deixa aqui o teu comentário à sessão a que assististe. Não te esqueças de indicar o teu nome e turma.






Made with Padlet